Hermes processa criador de NFT por infringimento de marca
A marca é uma das mais populares do mundo da moda; criador da coleção teria plagiado objetos de uma certa coletânea registrada.
Processo
O portal The Fashion Law publicou em seu Twitter que a Hermes, famosa marca da indústria da moda, abriu processo contra o criador da MetaBirkins, coleção NFT.
A empresa alega que o criador da coletânea roubou conceitos diretamente da Birkin, marca registrada da Hermes. Além disso, acusa-o de facilitar a negociação ilegal por meio de tokens não fungíveis.
Foi lançado um documento de queixa contendo 47 páginas. Nele, Hermes afirma que, a partir do dia 2 de dezembro de 2021, Mason Rothschild anunciou a coletânea de NFTs por meio da marca MetaBirkins – só que fez uso indevido de marcas registradas pela gigante da moda.
This Just In: Hermes names MetaBirkins creator Mason Rothschild in new trademark infringement, dilution suit. https://t.co/DZr5ADnx8R
— The Fashion Law (@TheFashionLaw) January 16, 2022
- Veja também: Heroes TD: O NFT Free-to-play
Coletânea
Ao todo, o projeto contém 100 NFTs com imagens que representam a versão metaverso da coletânea Birkin by Hermes. O próprio nome do projeto é diretamente relacionado à marca.
O projeto começou a valorizar rapidamente e, enquanto este artigo foi escrito, cada token valia cerca de € 42 mil.
Confira a manifestação oficial da Hermes a respeito do ocorrido:
“Um especulador digital que busca ficar rico rapidamente ao apropriar-se da marca MetaBirkins ao criar, publicar, vender e facilitar trocas de ativos digitais conhecidos como tokens não fungíveis.”
Réplica
Rothschild não perdeu tempo e respondeu às acusações da marca em seu Twitter:
“Não estou criando ou vendendo bolsas Birkin falsas. Criei trabalhos imaginários e cobertos por pele das bolsas Birkin. Tenho o direito de usar o termo “MetaBirkins” para descrever fielmente o que a arte representa, além de comentar artisticamente sobre essas bolsas da marca Birkin.”
O usuário afirma que a utilização de NFTs para vender seus produtos não desqualifica seu trabalho artístico. Segundo ele, Hermes ainda não entende o que são NFTs ou para que servem.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.