Hester Peirce, comissária da SEC, critica a agência por não liberar o ETP Bitcoin spot

Hester Peirce

A comissária, Hester Peirce, compara outros países que já liberaram ETP Bitcoin spot como Canadá e alguns da União Europeia com os EUA que ainda não liberou

A comissária da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA, Hester Peirce, acredita que é hora de o regulador aprovar um produto negociado na bolsa de (ETP), o Bitcoin spot.

Falando em um evento sobre a regulação do espaço cripto, Peirce destacou que a recusa da SEC em envolver as partes interessadas em cripto com mentes abertas é inacreditável e incomum para uma agência reguladora.

Conforme ela mencionou:

Comuniquei meu desconforto com o comportamento da Comissão aos meus colegas e ao público, embora os resultados até o momento pareçam decepcionantes: a agência continua a descartar produtos e serviços de criptomoedas aparentemente sem considerar as consequências.

Peirce na recusa da SEC em aprovar um ETP spot

Falando sobre a relutância da SEC em aprovar um ETP spot de Bitcoin, Peirce disse que a comissão colocou repetidamente requisitos desafiadores que tornam quase impossível o cumprimento dos veículos de investimento em Bitcoin.

Ela continuou dizendo que nos últimos oito meses, enquanto os fundos negociados em bolsa (ETF) e ETPs baseados em futuros de Bitcoin começaram a ser negociados, a SEC continuou a desaprovar ETPs com base no mercado à vista.

As razões para essa resistência a um produto spot são difíceis de entender, além do reconhecimento de que a Comissão determinou submeter qualquer coisa relacionada ao Bitcoin, e presumivelmente a outros ativos digitais, a um padrão mais exigente do que se aplica a outros produtos.

Peirce mencionou que os Spot ETPs foram lançados em países como Canadá e Europa, gerando grande interesse dos investidores, apesar da natureza volátil do mercado.

Segundo ela, a evidência disso é que o primeiro spot de Bitcoin ETP no Canadá atingiu US$ 1 bilhão em ativos sob gestão um mês após o lançamento.

Necessidade de regulamentação abrangente das criptomoedas

Peirce observou uma necessidade urgente de a SEC embarcar em um caminho mais produtivo para a regulamentação de criptomoedas.

Segundo ela, a recusa da SEC em aprovar um spot de Bitcoin ETP é um desdobramento de sua recusa em construir uma estrutura regulatória para o setor.

Peirce sustentou isso:

Ações de fiscalização pontuais que representam a primeira vez que a Comissão abordou uma questão específica publicamente, no entanto, não são o caminho certo para construir uma estrutura regulatória.

Ela disse que a comissão precisa trabalhar mais com as pessoas do setor para fornecer clareza regulatória de forma mais eficiente e abrangente.

No entanto, Peirce observou que o desempenho passado de um ativo não é garantia de seu desempenho no futuro, afirmando que “as pessoas não devem procurar os reguladores para tomar decisões de investimento por eles, e os reguladores não devem procurar desempenhar esse papel”.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_