Hong Kong: governo prende dupla por lavagem de dinheiro em criptomoedas

hongkong01 interna
Imagem: Reprodução

Ao todo, foram US$ 384 milhões em ativos digitais; o saldo foi obtivo por meio de depósitos bancários, dinheiro vivo e criptomoedas; os irmãos, se forem condenados, terão de enfrentar até 14 anos de prisão e pagar multa milionária.

Caso de família

Dois irmãos foram presos sob acusação de lavagem de dinheiro em exchanges, de acordo com autoridades de Hong Kong. Os acusados são uma mulher de 28 anos e seu irmão caçula, de 21 anos. As informações são do portal News Bitcoin.

Os suspeitos foram procurados nas imediações do bairro onde moravam. Não se sabe o nome do local, mas a operação foi conduzida na terça-feira (28).

O Governo da Região Administrativa de Hong Kong alega que os irmãos estariam lidando com “bens que representariam alguma espécie de ilícito”. A lei que defende a acusação do governo é conhecida como Regulamento de Crimes Organizados e Graves (OSCO).

Os dois irmãos pagaram fiança e estão respondendo em liberdade. Contudo, novas prisões não são descartadas pelas autoridades – tudo depende do desenrolar da situação.

Modus operandi

De acordo com o governo, os irmãos criaram um esquema complexo para conseguir lavar dinheiro:

“A investigação revelou que os dois presos abriram contas pessoais entre maio e novembro do ano passado em vários bancos (virtuais, inclusive) e em uma exchange de criptomoedas; eles estariam envolvidos em suspeita de lavagem de dinheiro, lidando com saldos de desconhecidos por meio de transferências bancárias, depósitos em dinheiro e criptomoedas.”

Xilindró

Segundo a OSCO, caso a dupla seja condenada em juízo, poderá ser presa por até 14 anos, além de ter de pagar uma multa no valor de US$ 5 milhões.

Além disso, todos os bens oriundos do embuste poderão ser confiscados pelo governo.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.