Hong Kong prepara regulamentação para exchanges

Cenário das exchanges de criptomoedas

Os reguladores financeiros em Hong Kong introduziram regras claras para reger as operações das exchanges de criptomoedas. Enquanto isso, os relatórios mostram que os gerentes de fundos continuam lutando com os rigorosos requisitos para investimentos em criptomoedas em Hong Kong.

Segundo a Reuters, a Comissão de Valores Mobiliários e Futuros de Hong Kong (SFC) está pronta para introduzir uma estrutura reguladora para as exchanges de criptomoedas na cidade. Falando em uma conferência fintech na quarta-feira (6 de novembro de 2019) em Hong Kong, Ashley Alder, chefe da SFC, comentou:

“A estrutura permitirá que as plataformas de negociação de ativos digitais sejam regulamentadas pelo SFC, um grande desenvolvimento que se baseia no caminho a seguir que descrevi na mesma época do ano passado.”

Em 2018, as exchanges de criptomoedas em Hong Kong estavam sob crescente escrutínio regulatório. Na época, o SFC revelou que estava desenvolvendo uma nova abordagem para supervisionar as atividades das plataformas locais de criptomoedas.

Novas regras e KYC

De acordo com Alder, a nova estrutura regulatória se concentrará nos requisitos de conhecer seu cliente (KYC) e de custódia para exchanges de criptomoedas. Tal movimento poderia pavimentar o caminho para o surgimento de listagens formalmente legalizadas de exchanges de criptomoedas na cidade.

Tweetando na quarta-feira, a co-fundadora da Primitive Ventures e especialista em criptomoedas chinesa, Dovey Wan comentou que os regulamentos recebidos poderiam tornar a Huobi a primeira “exchange de criptomoedas chinesa legalizada”.

https://twitter.com/DoveyWan/status/1191972506015600642?s=20

O surgimento de leis regularizadas de exchanges de criptomoedas também solidificará a posição de Hong Kong de regulamentar, em vez de proibir o comércio de criptomoedas. Como, o ex-chefe do SFC Carlson Tong Ka-shing afirmou uma vez que a proibição do comércio de criptomoedas não funcionaria.

Como as ICOs, o comércio de criptomoedas ainda é proibido na China continental, com muitas plataformas forçadas a sair do país. O comércio regulamentado de criptomoedas em Hong Kong apresentará outro desvio das políticas que operam na China continental.

Gestores de fundos continuam na luta

Embora a cidade pareça estar avançando com as leis de exchanges, outra regulamentação relacionada à moeda virtual ainda não está tendo o efeito desejado. Em 2018, o SFC introduziu um esquema de licenciamento para gestores de fundos de criptomoedas.

No entanto, os relatórios sugerem que, um ano depois, os gestores de fundos ainda estão lutando para satisfazer os requisitos regulatórios para investir em criptomoedas. Alguns comentaristas dizem que, apesar da empolgação inicial provocada pela mudança da SFC, não houve muito progresso para os gestores de fundos obterem a autorização necessária.

Fonte: Bitcoinist

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.