“Hora Cripto” trará atenção ao crescente consumo de energia dedicado às criptos
Hoje, às 20:30, os organizadores da “Hora Cripto” incentivarão que miners desliguem seus equipamentos por uma hora, segundo o Rambler.ru.
Leia mais: Santander lançará aplicativo de transferência junto com a Ripple, Brasil receberá suporte
Um grupo de ativistas russo especializado em mineração e criptomoedas organizou a “Hora Cripto”, com a mesma estrutura da “Hora do Planeta” organizada pelo World Wildlife Fund (WWF), sendo realizada no mesmo horário para demonstrar a responsabilidade social e a preocupação com o meio ambiente.
Seus organizadores querem fazer com que os participantes pensem em formas de tornar a tecnologia mais ecológica. Mais de 50 terawatts/hora de eletricidade são gastos anualmente para suportar a rede do bitcoin. Caso o consumo de energia não diminua, especialistas alegam que em 2020 a rede do bitcoin consumirá a mesma quantidade de energia utilizada pelo mundo todo.
Consumo de energia levanta preocupações
A atividade de mineração também emite uma grande quantidade de calor, o que contribui com gastos adicionais dedicados ao resfriamento.
Os organizadores da “Hora Cripto” querem chamar a atenção dos governos para a criação de mapas de “mineração ecológica”, que consiste na localização de instalações de mineração próximas a fontes renováveis de energia, além de encorajar investimentos em projetos de mineração ecológica na Rússia.
Peter Dvoryankin, que iniciou a ideia da Hora Cripto, também deseja iniciar uma campanha para incentivar a criação de sistemas que utilizem o calor gerado no processo de mineração, além do desenvolvimento de tecnologias que utilizem energia de forma menos intensa. Dvoryankin é o fundador do International Network of Professional Investors in Digital Assets, também conhecido como “CryptoLife,” e membro da Duma Federal Russa, participando como especialista em um conselho de apoio legislativo focado no desenvolvimento de tecnologias financeiras.
Leia mais: Disputa entre SegWit e Bitcoin Cash começa a ficar acirrada
Busca por ações mais ecológicas
“A Hora do Planeta – 2018,” um evento anual focado no meio ambiente organizado pela WWF, designado para chamar atenção à necessidade de adotar atitudes responsáveis em relação à natureza e aos recursos naturais do nosso planeta. A ação da WWF, sob o slogan “Vote pela natureza,” focará em três problemas ambientais: proteção de reservas, desenvolvimento de energia alternativa e a criação de um sistema de coleta seletiva e reciclagem.
Os participantes da campanha “Hora do Planeta” votarão nas iniciativas mais importantes ao meio ambiente, e formarão uma mensagem coletiva ao presidente russo. Espera-se que a ação seja a maior na história do evento, com 30 milhões de pessoas aderindo à causa na Rússia.
Leia mais: Valor do Bitcoin aumenta em 6%, enquanto mercado recupera US$20 bilhões em capitalização
Fonte: CCN
Edição: WeBitcoin