Hospital sul coreano utilizará tecnologia blockchain em plataforma de serviços médicos

Aplicação da tecnologia blockchain na saúde

Um dos maiores hospitais da Coreia do Sul firmou uma parceria com uma companhia do ramo tecnológico para desenvolver uma plataforma de serviços médicos baseada em blockchain.

Myongji Hospital, localizado na cidade de Goyang, na Coreia do Sul, assinou um memorando de entendimento com a companhia sul coreana de TI, BICube, que se auto intitula como uma plataforma de machine learning.

As duas partes planejam utilizar a tecnologia blockchain para criar um sistema de troca de informações de assistência médica. De acordo com a publicação, o objetivo do projeto é construir uma plataforma híbrida em nuvem, que combina uma nuvem pública e uma nuvem privada.

O serviço híbrido de troca de informações permitirá que pacientes compartilhem dados médicos sensíveis com outras instituições médicas, mediante autorização, sem que os dados sejam armazenados de forma centralizada.

Segundo a publicação, ambas as instituições planejam comercializar o serviço em 2019.

Webitcoin: Hospital sul coreano utilizará tecnologia blockchain em plataforma de serviços médicos

Em setembro deste ano, a Agência de Internet e Segurança da Coreia do Sul (KISA), bem como o Ministério de Ciência e ICT anunciaram planos para expandir seu programa piloto de blockchain público, ampliando de seis para doze projetos, gastando US$9 milhões para expandir a tecnologia até os setores público e privado.

Após, o governo coreano anunciou que investirá US$35 milhões do orçamento de 2019 para desenvolver a tecnologia blockchain, triplicando o orçamento anterior destinado à indústria.

Esta semana, o governo austríaco anunciou planos para apoiar uma companhia de pesquisa do câncer, utilizando tecnologia blockchain para detectar a doença.

Fonte: The Cointelegraph