HSBC poderá processar pagamentos através de blockchain em breve

O banco internacional HSBC está perto de testar com seus clientes o uso de blockchain para processar transações.

O Global Trade Review relatou que o banco poderá lançar uma série de programas piloto baseados em projetos PoC já existentes, em um esforço para iniciar transações processadas através de blockchain. A jogada foi anunciada durante uma conferência de imprensa privada, realizada anteriormente nesta semana.

Leia mais: Starbucks Coin? Executivo diz que cafeteria ‘provavelmente’ usará Blockchain

O gerente sênior de inovações do HSBC, Joshua Kroeker, disse durante a conferência que o lançamento marcaria a fruição de testes conduzidos ao longo de dois anos, incluindo um que foi anunciado em agosto de 2016, que testou o uso de blockchain para replicar cartas de crédito.

À época, o teste objetivou desenvolver confiança entre duas ou mais entidades, através da criação de um sistema de autenticação de dados.

Leia mais: Valor do ZClassic acima dos US$100 durante dia previsto para o fork

Resultado de imagem para hsbc

O processo foi bem sucedido, disse Kroeker, completando:

“Saindo daquele PoC em 2016, nós estamos próximos de envolver nossos clientes em transações utilizando blockchain durante os próximos meses. Esta tecnologia chegou longe, e nós estamos muitos satisfeitos com a sua segurança e escalabilidade.”

Muitos dos clientes do HSBC iniciaram os processos de digitalização de suas operações, embora cartas de crédito representem uma área onde muitos possuem dificuldades, disse Kroeker.

“Este produto é um dos primeiros dos quais faremos um programa piloto, que será empolgante,” ele completou.

O banco está integrando seus clientes aos seus programas piloto. Caso sejam bem sucedidos, os projetos serão completamente implementados em ambientes de produção, embora este passo requeira trabalho adicional tanto na aplicação do blockchain, quanto na rede.

Atualmente, o plano é lançar uma rede até 2019, segundo o Global Trade Review.

Leia mais: CFTC autoriza seus funcionários a negociar criptomoedas

Fonte: CoinDesk

Edição: WeBitcoin