Huawei revela plataforma de serviço baseada em blockchain

O fornecedor de telecomunicações e smartphones, Huawei, se tornou o mais recente gigante do ramo tecnológico chinês a lançar uma plataforma blockchain-as-a-service (blockchain como um serviço).

Leia mais: A empresa brasileira XP Investimentos lançará sua exchange

Anunciada na conferência de analistas da empresa, realizada ontem em Shenzhen, a nova plataforma da companhia, chamada Blockchain Service, aparentemente permitirá que companhias desenvolvam smart contracts sobre uma rede de registros distribuídos, abrangendo vários cenários de casos de uso.

Sendo membro e contribuidora do Hyperledger Blockchain Consortium, da Linux Foundation, desde outubro de 2016, a Huawei baseou a nova solução na Hyperledger Fabric 1.0, segundo Hu Ruifeng, um engenheiro da empresa que também é co-autor do white paper do projeto.

A versão 1.0 da Hyperledger Fabric foi lançada em junho do ano passado, representando um marco no ramo dos softwares open source, tendo progredido até se tornar pronta para o desenvolvimento de aplicações para empresas.

Leia mais: Nova York requer que exchanges sejam mais transparentes

huawei sign

Segundo o white paper, a plataforma atualmente permite a criação de aplicativos baseados em smart contracts focados em cadeias logísticas, títulos financeiros “tokenizados” e serviços públicos, como verificação de identidade e audição financeira.

O lançamento marca o mais recente desenvolvimento tecnológico da Huawei em sua incursão na esfera do blockchain, seguindo os recentes esforços de Hu e de outro engenheiro da empresa, Zhou Haojun, para desenvolver o Project Caliper – um software desenvolvido para testar a performance de grandes blockchains.

O esforço da Huawei também se dá em um momento em que grandes empresas chinesas do ramo tecnológico e da internet estão tentando adentrar a esfera, após o lançamento das plataformas de serviço baseadas em blockchain das gigantes Baidu e Tencent.

A gigante do e-commerce, JD.com, também anunciou um plano semelhante em um white paper publicado no mês passado.

O que você acha da corrida chinesa do blockchain, apesar das regulamentações sufocantes do país? Diz pra gente!

Leia mais: Amazon vê caso de uso para o Bitcoin em mercados de dados

Fonte: CoinDesk