IA do Tesla anda causando problema em estacionamento

A Smart Summon do Tesla permite que o proprietário chame seu carro em um estacionamento

Poucos dias atrás, a Tesla anunciou sua nova atualização de software da Versão 10, que incluía a capacidade de jogar Cuphead e assistir à Netflix enquanto estava no estacionamento, bem como o novo recurso Smart Summon, que libera a humanidade da brutal indignidade de caminhar até seus carros em estacionamentos. Como você pode imaginar, as pessoas têm experimentado o recurso Smart Summon ansiosamente, levando as postagens no Twitter de pessoas descobrindo que talvez, apenas talvez, não seja exatamente perfeito.

Agora, admito que a Smart Summon parece bem legal e não é de forma alguma uma conquista insignificante – é uma forma muito limitada de direção autônoma quando o carro se dirige ao proprietário, e isso é um grande negócio. Eu também acho que a Tesla subestimou o caos dos estacionamentos do mundo real e superestimou sua tecnologia, nenhuma das quais me surpreende.

Parte do motivo pelo qual não estou tão chocado é que, no próprio vídeo introdutório de Tesla para o recurso, eles mostraram o seguinte:

Sim, parece que o carro foi chamado e, para chegar ao motorista, ele está dirigindo pelo caminho errado no estacionamento. Você pode ver todos os carros estacionados no ângulo oposto, e essa pista é estreita o suficiente para ser mão única.

Esse Tweet explica:

Agora, mesmo que essa pista seja de mão dupla, isso revela que o algoritmo Smart Summon não está observando coisas que os motoristas notariam, como o fato de que eles parecem estar seguindo o caminho errado por uma rua. Talvez o Smart Summon soubesse disso?

Talvez. Mas então comecei a perceber tweets como estes:

No exemplo acima, o carro vinha de encontro ao seu dono quando outro motorista tentava sair do estacionamento. O carro controlado de forma autônoma simplesmente ignorou a movimentação do outro motorista e por pouco os dois veículos não de chocaram.

Veja esse outro caso:

Aqui a situação foi bem parecida. O veículo cinza, controlado por um humano, freou em cima do veículo vermelho, controlado automaticamente. Mais uma vez o choque não aconteceu por muito pouco. Desta vez, a preferência era do veículo que estava passando.

O Smart Summon pode ser interrompido a qualquer momento pelo proprietário, removendo o dedo de um botão no aplicativo de telefone, e o carro para imediatamente. Eu acho que isso também pode significar que um Tesla pode acabar parado e bloquear o tráfego do estacionamento se alguém deixar o telefone cair ou a bateria acabar ou outros problemas relacionados ao telefone, mas é melhor do que o carro simplesmente ir embora.

A versão 10 do Smart Summon afirma que isso é verdade, é claro, mas esse ainda é um uso completamente sem precedentes de um carro, para melhor ou para pior. No lado positivo, é ótimo para impressionar as pessoas e não se molhar na chuva ou ter que andar até o carro, possivelmente com um monte de porcaria pesada, mas ao mesmo tempo, não seria melhor você controlar seu carro em um estacionamento?

Em muitos casos, o Smart Summon funcionou bem. E sim, as pessoas fazem merdas estúpidas em estacionamentos todos os dias. Tesla especifica que é uma versão beta, o que é bom para a maioria dos softwares, mas faz sentido quando esse software está dirigindo um carro de tamanho normal em um espaço público?

Fonte: Jalopnik

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.