IBM cria diretório que agrega informações sobre redes blockchain ao redor do mundo
IBM e Hacera lançam “páginas amarelas” sobre redes blockchain
A IBM se juntou com a empresa do ramo blockchain, Hacera, para lançar um diretório, cujo objetivo é tornar mais fácil para as companhias interessadas participarem de projetos envolvendo blockchain ao redor do mundo.
Leia mais: Tráfico financiado pelo governo torna o dólar a moeda mais suja do mundo, não o Bitcoin
Jerry Cuomo, vice-presidente da divisão de blockchain da IBM, escreveu na quinta-feira que o diretório – chamado Unbounded Registry – está agora ativo, e agrega uma lista de plataformas descentralizadas construídas em várias redes blockchain.
O objetivo, conforme explicado por Cuomo, é ter um hub de informações que possa informar às companhias que estão buscando adotar blockchain sobre as opções que existem e como eles podem participar dos projetos, especialmente aqueles construídos sobre redes privadas, acessíveis apenas por convite.
Atualmente listados no registro estão esforços lançados por startups e grandes companhias financeiras e tecnológicas, como IBM, Huawei, Oracle, SAP e a Autoridade Monetária de Hong Kong.
Como funciona a nova invenção da IBM
Para cada projeto, o registro fornece uma breve explicação e uma lista de recentes notícias. Ele oferece ainda um canal – após o processo de cadastro – para as partes interessadas em enviarem mensagens diretas para seus respectivos times.
Leia mais: Rede de pagamentos da Ripple ajuda a melhorar a vida de trabalhadores tailandeses no Japão
Construído sobre a Hyperledger Fabric 1.0, da Linux Foundation, o Unbounded Registry é uma aplicação open source que permite aos projetos blockchain registrarem suas informações de forma distribuída.
Cuomo acrescentou que o registro é interoperável com outras grandes plataformas, incluindo a Hyperledger Fabric, Corda da R3, EEA da Quorum e Stellar.
Explicando as razões para o diretório, ele escreveu:
“Nós percebemos desde o início que você não pode rumar pelo blockchain por conta própria; você precisa de uma comunidade e um ecossistema vibrante, com pessoas inovadores que compartilham a visão de ajudar a transformar a forma como as companhias conduzem seus negócios na economia global.”
Fonte: CoinDesk