Impostos sobre criptomoedas podem cair no Japão
Autarquia responsável pelo assunto lançou a proposta para tentar melhorar o cenário econômico nipônico
Tem cripto? Pague (menos)
A Agência de Serviços Financeiros (FSA) japonesa propôs reduzir os impostos sobre operações em criptomoedas. Trata-se de uma tentativa de alinhar os objetivos econômicos conforme a visão do primeiro-ministro, Fumio Kishida.
De acordo com a revisão, a agência reguladora quer excluir a cobrança de empresas que registram ganhos de papel em criptomoedas que detém após a emissão. As informações são do Bloomberg.
Clima tenso
Impostos sobre criptomoedas sempre foi um tema polêmico no Japão. A legislação atual prevê a cobrança de 30% sobre ganhos corporativos. Mesmo ganhos não realizados são cobrados pelo governo.
Graças à cobrança abusiva, o lançamento de projetos cripto diminuiu consideravelmente. Caso seja aprovada, a proposta pode reverter a péssima decisão do Estado.
Pessoa Física
Além da alteração tributária para empresas, o governo pretende implementar incentivos fiscais para investidores individuais de ativos digitais.
Para tanto, estuda-se o aumento do limite de investimento para varejistas, ao mesmo tempo em que torna permanente o sistema de incentivo fiscal sob a Nippon Individual Savings Account.
A proposta será apurada e votada até o final do ano, acredita-se. Com o alívio fiscal, empresas poderão voltar a incorporar serviços blockchain para atrair investidores de outros nichos.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.