Imprensa da Turquia ressalta a estabilidade relativa do Bitcoin após colapso da moeda do país
Em virtude da crise pela qual passa a lira turca, a mídia mainstream do país começou a comparar a moeda ao Bitcoin, considerando a volatilidade relativamente baixa desta, segundo o Bloomberg.
Leia mais: Economista de Yale: todo portfólio deve contar com criptomoedas
Com a manchete “Colapso da Turquia Deixa a Volatilidade da Lira acima do Bitcoin”, Bloomberg é o mais recente veículo midiático a revelar a desvalorização da moeda turca durante este ano.
“As alterações de 10 dias da lira referentes ao dólar americano excedem as do Bitcoin, em meio à crise crescente pela qual passa a moeda turca,” relatou o Bloomberg.
A Turquia tem exibido um aumento de interesse no Bitcoin desde que a lira, cujo valor já declinou pela metade em relação ao dólar desde janeiro, escorregou rapidamente para suas marcas mais baixas, devido a fatores geopolíticos.
Leia mais: Audius: Startup que une blockchain e música angaria US$5,5 milhões
Segundo dados do Google Trends, o interesse em Bitcoin aumentou consideravelmente em agosto, enquanto as exchanges do país estão testemunhando seus volumes aumentarem em 150% somente nesta semana.
Enquanto legisladores promulgam leis sobre controle de capital, o estado das criptomoedas no país ainda permanece incerto. Apesar da postura oficial da Turquia aparentemente sugerir que o Bitcoin não é compatível com o Islã, as exchanges locais continuam recebendo apoio total dos bancos, salientou a Forbes.
Estas exchanges começaram a passar por uma crescente volatilidade, tendo operadores como a BtcTurk negociado a moeda a valores cerca de US$500 por unidade mais caros do que em plataformas estrangeiras.
Esta tendência continuará, alegaram analistas, caso a situação não se estabilize.
Leia mais: Qual carteira é mais adequada para você?
Fonte: The Cointelegraph