Índia quer banir novamente as criptomoedas
Governo da Índia e criptomoedas estão novamente em rota de colisão
Enquanto o governo da Índia está cada vez mais perto de proibir criptomoedas com uma nova lei, as empresas de criptomoedas acreditam que é necessária “regulamentação cuidadosa” em vez de uma proibição.
Pouco mais de dois meses depois que o Supremo Tribunal anulou uma circular emitida pelo Reserve Bank da Índia, proibindo os bancos de negociar com criptomoedas, o Ministério das Finanças teria aprovado um projeto de nota do gabinete que busca estabelecer uma estrutura legal para proibir criptomoedas na Índia .
De acordo com o relatório, a nota do gabinete foi compartilhada com outros ministérios para consideração.
O Supremo Tribunal anulou a circular do RBI em 4 de março, chamando-a de “inconstitucional”.
Isso foi bem recebido pelas empresas de criptomoedas: o NASSCOM, órgão do setor, saudou a decisão, dizendo que é necessária uma estrutura para monitorar as criptomoedas.
Empresas estão cautelosamente otimistas
Embora as notícias da provável proibição possam decepcionar os fãs de criptomoedas, as empresas continuam cautelosamente otimistas.
“Incentivar um setor em rápido crescimento é do melhor interesse da Índia. Banir não é uma solução, e não acredito que a Índia vá buscar uma solução subótima aqui”, disse Nischal Shetty, CEO da WazirX.
“A Índia está progredindo na direção certa quando se trata de tecnologia. Estou otimista de que seguiremos os passos dos países desenvolvidos que aceitaram cripto e introduziram regulamentos positivos”, acrescentou.
“Estamos abertos a uma oportunidade de conversar com os reguladores e ajudar a mostrar os vários benefícios que as criptomoedas podem oferecer”, disse Ray Youssef, CEO e co-fundador da Paxful.
A Índia está na encruzilhada regulatória das criptomoedas
Navin Gupta, diretor administrativo do Sul da Ásia e MENA da Ripple, acredita que a Índia está em uma encruzilhada regulatória no momento.
“A Índia está atualmente na encruzilhada regulatória – onde um caminho leva à inovação responsável, alavancando tecnologias blockchain com ativos digitais, e outro onde os jogadores hesitam em adotar uma tecnologia revolucionária”, disse ele.
Afirmando que uma ‘abordagem regulatória ponderada’ ajudará a Índia, ele disse: “Estamos confiantes de que, após cuidadosa deliberação e consulta com os participantes do setor, os formuladores de políticas indianos escolherão o primeiro caminho”.
Por que os governos querem a proibição de criptomoedas?
Criptomoedas como o Bitcoin são proibidas ou restritas em vários países ao redor do mundo. Embora a posição da Índia não esteja clara até agora, a circular do RBI proíbe criptomoedas e esta nova nota interministerial sugere que o governo está inclinado a proibir.
Em 2019, um relatório do comitê interministerial recomendou a proibição de criptomoedas. O relatório até sugeriu multas e penalidades para quem pratica atividades cripto no país. O raciocínio do comitê era que as criptomoedas são voláteis e permitem que elas levem à ascensão de uma moeda alternativa dentro do país.
Fonte: Business Insider