Indonésia: 1 em cada 9 cidadãos possui criptomoedas

11% dos indonésios possuem criptomoedas

Com mais de 270 milhões de pessoas, a Indonésia é o quarto país mais populoso do mundo e o fato de 1 em cada 9 cidadãos possuir criptomoedas demonstra um nível de adoção em rápida expansão.

A Indonésia é o sexto país por adoção cripto, atrás apenas das Filipinas, Brasil, África do Sul, Tailândia e Nigéria. As Filipinas lideram a lista, com 17% da população possuindo alguma criptomoeda.

Indonesia is on 6th place by cryptocurrency adoption.

Mais indonésios preferem manter cripto pois a moeda nacional, a rupia indonésia (IDR), está gradualmente desvalorizando. Ela caiu contra o dólar dos EUA para o menor nível desde 1998 e pode atualizar o recorde em breve.

Desde o início do ano, o USD/IDR subiu cerca de 20%, o que é realmente muito para um par fiduciário. A maioria das perdas foi sofrida este mês em meio à pandemia do COVID-19.

O número de 11% é impressionante, considerando que apenas cerca de 64% dos indonésios têm acesso à internet a partir de qualquer dispositivo.

Os dados são precisos?

O relatório foi discutido no Twitter, embora nem todos concordem com os números. Alguns indonésios das redes sociais disseram que é altamente improvável que 11% dos habitantes possuam criptomoedas, pois o número é exagerado.

“Indonésio aqui. Os números são bastante enganadores, eu acho, pois eles podem levar em consideração a ‘bull run’ de 2017 para calcular os 11%. Na verdade, existem tantas contas falsas que se inscreveram na maior exchange de criptomoedas até 2017, apenas para receber um airdrop. # deve estar abaixo de 0,5%

O mesmo relatório diz que cerca de 7% da população mundial possui pelo menos alguns Bitcoins (satoshis, para ser mais preciso) ou algumas das altcoins. Isso significa que mais de 546 milhões de pessoas em todo o mundo possuem criptomoedas.

Esse número é bem mais alto do que outras estimativas. Por exemplo, o CEO da Coinbase, Brian Armstrong, acredita que deve haver cerca de 50 milhões de usuários de cripto em todo o mundo.

Um gráfico recente publicado pela Statista mostra que havia quase 45 milhões de usuários de carteiras de blockchain no último trimestre de 2019. Além disso, existem mais de 21 milhões de carteiras de Bitcoin com pelo menos US$ 1, de acordo com dados do BitInfoCharts.

Em suma, é verdade que a Indonésia está linha de frente da adoção das criptomoedas.

Fonte: Bitcoinist

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader desde 2017. Aficionado por tecnologia e entusiasta das criptomoedas, viu no WeBitcoin a oportunidade de unir duas paixões.