Inglaterra testa estradas que recarregam carros elétricos
O projeto da Inglaterra é uma forma de combater a baixa autonomia, que surge como entrave para a adoção mais massiva dos carros elétricos
Economia, baixo custo de manutenção e sustentabilidade, tendo em vista a não emissão de gases poluentes. Essas estão entre as principais vantagens associadas ao uso dos carros elétricos.
E um dos entraves que aparece para uma adoção mais massiva é, justamente, a autonomia. As baterias não são capazes de suportar viagens longas. Conforme sinaliza uma reportagem do portal “Engenharia E” sobre o tema, uma carga completa permite rodar o equivalente a 418 quilômetros.
Para atacar a questão, como também informa a matéria, a Inglaterra acaba de anunciar uma interessante iniciativa. O país vai testar equipamentos que permitem usar as estradas para recarregar os veículos elétricos.
Isso é possível graças a uma estrutura subterrânea de cabos elétricos. A partir dela, gera-se campo eletromagnético captado por uma bobina integrada a um dispositivo acoplado ao carro, num pequeno sistema gerador de eletricidade. Nessa fase de testes anunciada, equipamentos especiais serão instalados sob os carros. Além disso, como anuncia o “Engenharia E”, os testes não vão ocorrer em vias públicas.
A ideia é que esse estágio de estudos esteja concluído até o final do ano. Um dos grandes objetivos, com essa fase chamada de ensaios off road, pelo portal de notícias, é, de acordo com o engenheiro-chefe de rodovias inglês, Mike Wilson, ajudar a criar uma rede de estradas mais sustentáveis para a Inglaterra e abrir novas oportunidades para as empresas que transportam mercadorias em todo o país.”
Jornalista desde sempre interessada pelos canais digitais, tem se dedicado à estratégia e produção de conteúdos. Em 2018, se aproximou da temática das criptomoedas e atua como redatora de projetos do mercado financeiro digital.