Intel e SAP se unem em iniciativa para desenvolver um blockchain empresarial
Intel e SAP aplicam sua parceria de 25 anos no blockchain
Intel e a companhia de software SAP anunciaram que uniram forças para lidar com “lacunas do mercado”, criando soluções que fortalecem os sistemas de blockchain empresariais, revelou um post oficial da Intel ontem.
Intel e SAP escreveram que sua colaboração de 25 anos em plataformas de infraestrutura empresarial recentemente passou por uma expansão, a fim de englobar as tecnologias blockchain, movimento realizado pela criação de um consórcio global da indústria blockchain, liderado pela SAP.
O post salienta as iniciativas envolvendo blockchain de ambas as companhias até agora, algumas das quais tornam a tecnologia interoperável com o sistema de gestão de dados SAP HANA, no qual ambas empresas trabalharam em conjunto para desenvolver.
Leia mais: CEO da Abra sobre aprovação de ETFs baseados em Bitcoin: “Vai acontecer no ano que vem”
O que Intel e SAP têm feito na cripto esfera
O adaptador para blockchain do SAP HANA se integra com a plataforma em nuvem destinada ao blockchain recentemente lançada pela SAP, e permite que os clientes da empresa consumam e construam dados em um blockchain por meio do SAP HANA, utilizando interface e comandos padrão SQL.
A SAP também lançou blockchain como serviço (BaaS) em sua nova plataforma, permitindo que clientes integrem dados da empresa e do blockchain utilizando o modelo pay-as-you-go.
Intel, por sua vez, ressalta sua tecnologia de processamento, afirmando que ela pode oferecer capacidade e velocidade para servir como fundação para diversas aplicações do blockchain. Ela alega ainda no post que suas Intel Software Guard Extensions (Intel SGX) podem melhorar a segurança do código fonte e dos dados de um blockchain, além de auxiliar na melhoria da taxa de transferência e na eficiência do consenso.
O post ressalta ainda sobre a colaboração entre as duas empresas com outras partes — incluindo UPS, Flex e HPE — para criar uma solução de gestão de cadeia logística baseada em blockchain, chamada International Trade.
Outros esforços de SAP e Intel relacionados ao blockchain incluem estudos que analisam métricas, a fim de lidar com gargalos da rede que podem levar a problemas com a taxa de transferência. Ambas as companhias estão desenvolvendo configurações específicas de hardware, em uma tentativa de definir parâmetros de criação de padrões técnicos para casos de uso individuais de blockchain.
A Intel tem focado na pesquisa relacionada ao meio de privacidade, juntamente com a plataforma de aplicativos descentralizados Enigma, enquanto esta está se preparando para lançar sua testnet. A gigante do ramo de tecnologia conta ainda com diversas parcerias da área do blockchain, de diversas áreas de atuação, incluindo saúde, tendo até mesmo colaborado com a empresa de carteiras em hardware, Ledger.
Leia mais: Modiax: Corretora brasileira de criptomoedas recompensa usuários com Bitcoin
Fonte: The Cointelegraph