Intel começa a vender suas mineradoras de criptomoedas
Novo produto da marca foi desenvolvido em parceria com outras companhias blockchain.
Intel entra no mundo da mineração
Raja Koduri, executivo de hardware da Intel, anunciou em seu Twitter o lançamento da Blockscale ASIC, dispositivo especializado em mineração de criptomoedas. Trata-se da primeira iniciativa da Intel nesse sentido.
Além da gigante do mundo tecnológico, empresas como Argo Blockchain, GRIID e Hive Blockchain também fizeram parte do desenvolvimento do projeto-piloto.
O produto promete soluções personalizadas para garantir consumo inteligente de energia e eficiência de mineração. Para tanto, faz uso de um acelerador SHA-256 (Secure Hash Algorithm-256), o mesmo utilizado por mineradoras ASIC de Bitcoin, como as da Bitmain.
Porém, os dispositivos são feitos sob medida para os mineradores. Segundo a empresa, trata-se de uma forma de melhorar a eficiência da taxa de hash (hash rate) de mineração sem aumentar o consumo energético de maneira desnecessária.
Características da Blockscale ASIC
Confira a tabela completa de características do equipamento de referência:
- Hash Rate – Até 580GH/s
- Consumo de Energia – 4.8 a 22.7 W
- Eficiência Energética – Até 26 J/TH
- Temperatura em Operação – 50⁰C a 85⁰C
- Pacote – Flip-chip LGA 7,5 x 7 mm
Os valores podem variar de acordo com a demanda dos clientes. De acordo com a GRIID, os novos sistemas de mineração podem custar algo em torno de US$ 5.625 por unidade – muito mais em conta que os dispositivos da Bitmain, em linhas gerais.
A marca promete realizar os primeiros envios a partir do terceiro trimestre deste ano.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.