Intel começa a vender suas mineradoras de criptomoedas

intel01 interna
Intel lança a Blockscale ASIC, primeira máquina personalizada de mineração de criptomoedas. Imagem: TheRegister

Novo produto da marca foi desenvolvido em parceria com outras companhias blockchain.

Intel entra no mundo da mineração

Raja Koduri, executivo de hardware da Intel, anunciou em seu Twitter o lançamento da Blockscale ASIC, dispositivo especializado em mineração de criptomoedas. Trata-se da primeira iniciativa da Intel nesse sentido.

Além da gigante do mundo tecnológico, empresas como Argo Blockchain, GRIID e Hive Blockchain também fizeram parte do desenvolvimento do projeto-piloto.

O produto promete soluções personalizadas para garantir consumo inteligente de energia e eficiência de mineração. Para tanto, faz uso de um acelerador SHA-256 (Secure Hash Algorithm-256), o mesmo utilizado por mineradoras ASIC de Bitcoin, como as da Bitmain.

Porém, os dispositivos são feitos sob medida para os mineradores. Segundo a empresa, trata-se de uma forma de melhorar a eficiência da taxa de hash (hash rate) de mineração sem aumentar o consumo energético de maneira desnecessária.

Características da Blockscale ASIC

Confira a tabela completa de características do equipamento de referência:

  • Hash Rate – Até 580GH/s
  • Consumo de Energia – 4.8 a 22.7 W
  • Eficiência Energética – Até 26 J/TH
  • Temperatura em Operação – 50⁰C a 85⁰C
  • Pacote – Flip-chip LGA 7,5 x 7 mm

Os valores podem variar de acordo com a demanda dos clientes. De acordo com a GRIID, os novos sistemas de mineração podem custar algo em torno de US$ 5.625 por unidade – muito mais em conta que os dispositivos da Bitmain, em linhas gerais.

A marca promete realizar os primeiros envios a partir do terceiro trimestre deste ano.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.