Inteligência artificial foi parar dentro da geladeira na CES 2020

Refrigerador combina câmera e plataforma de alimentos inteligente para sugerir receitas e ajudar a planejar refeições

A CES – Consumer Eletronics Show, considerada a maior feira de tecnologia do mundo, traz na edição 2020 uma experiência culinária personalizada, apresentada pela Samsung. A empresa sul-coreana levou a inteligência artificial para dentro da geladeira, combinando a plataforma de alimentos inteligente Whisk com a câmera ViewInside do refrigerador Samsung Family Hub. Na prática, a tecnologia se baseia na IA e no reconhecimento de imagem para entender os produtos que estão armazenados e usá-los para recomendar uma lista de sugestões de receitas.

De acordo com um porta-voz da Samsung, a integração do Whisk com o ViewInside da geladeira Family Hub tem por objetivo ajudar os usuários a resolver o problema do resíduo de alimentos de maneira criativa.

“A pessoa média desperdiça 238 libras de comida anualmente, representando 21% da comida que compra. A IA de alimentos da Whisk entende o que está na sua geladeira e recomenda receitas para usar esses ingredientes antes que fiquem ruins”, diz o porta-voz.

A inteligência artificial da Whisk também é capaz de rastrear as datas de validade dos produtos armazenados na geladeira e de entender preferências alimentares específicas, montando sugestões de receitas personalizadas. E as versões anteriores da linha Family Hub permitem que os usuários visualizem remotamente, em um dispositivo móvel, a parte interna do refrigerador, por meio de câmeras embutidas.

A Samsung também criou aplicativos para iOS e Android, além de uma extensão do navegador Google Chrome, que pode ajudar os usuários a planejar e comprar refeições melhores, transformando receitas salvas em listas de compras colaborativas. A inteligência artificial da Whisk é resultado da colaboração entre cem especialistas em dados alimentares, nutricionistas, cientistas de dados e engenheiros de software em todo o mundo.

* Imagem de Ideaing
Fonte: Digital Trends

Foto de Simone Gondim
Foto de Simone Gondim O autor:

Jornalista, revisora e roteirista, apaixonada por tecnologia e especializada em conteúdo.

https://www.instagram.com