Investidores de varejo compraram mais Bitcoin do que instituições no primeiro trimestre de 2021, afirma o JPMorgan

Investidores de varejo enfim parecem estar ganhando volume na atual corrida de alta do Bitcoin

Os investidores de varejo finalmente superaram as instituições no primeiro trimestre de 2021, acumulando mais Bitcoin. Os cheques de estímulo dos EUA empurraram suas compras de BTC?

Os investidores de varejo finalmente chegaram ao cenário do Bitcoin e compraram mais do que as instituições, afirmaram analistas do gigante banco de investimento multinacional – JPMorgan Chase & Co. Ao analisar dados de corretoras populares voltadas para o varejo, como Square e PayPal, eles concluíram que investidores menores compraram quase 190.000 bitcoins até agora neste trimestre.

O varejo chegou

A comunidade cripto especulou durante meses se ou quando os investidores de varejo viriam para o BTC. Afinal, o ativo digital iniciou sua corrida de alta em outubro de 2020, mas foi impulsionado principalmente por instituições e grandes corporações.

Nesses vários meses o preço do Bitcoin aumentou cerca de seis vezes após compras massivas de empresas como MicroStrategy, Tesla, MassMutual e muito mais.

Quase parecia certo que esse aumento impressionante acabaria chamando a atenção do João médio e um relatório compilado por analistas do JPM confirmou que o varejo realmente começou a acumular porções maiores de BTC no primeiro trimestre de 2021.

Os estrategistas, liderados por Nikolaos Panigirtzoglou, concluíram que investidores menores usaram a Square e o PayPal para comprar 187.000 bitcoins até agora neste trimestre. Ao mesmo tempo, as instituições compraram 173.000 moedas, enquanto o número era superior a 300.000 no quarto trimestre de 2020. Eles compilaram esses valores explorando futuros de BTC, fluxos de fundos e anúncios de empresas.

Embora o relatório admita que essa conclusão está “longe de ser à prova de balas”, ainda sugere que “os fluxos para o Bitcoin estão se tornando mais equilibrados depois que as instituições dominaram no final do ano passado”.

Bitcoin Purchases Last Three Quarters. Source: JPMorgan

Os cheques de estímulo também estão chegando?

A cobertura também abordou a possibilidade de os cidadãos norte-americanos comprarem mais bitcoins com os últimos cheques de estímulo enviados pelo governo. Depois que o presidente Joe Biden assinou o novo projeto de lei de alívio no início de março, o Internal Revenue Service (IRS) relatou que as pessoas começaram a receber seus cheques no valor de $ 1.400 já na última sexta-feira.

Curiosamente, o preço do BTC disparou para uma nova ATH precisamente no fim de semana em uma alta impulsionada pelo varejo, conforme explicado por Mike Novogratz da Galaxy Investment Partners.

Anteriormente, a maior exchange de criptomoedas com base nos Estados Unidos, a Coinbase, viu um aumento nos depósitos de US $ 1.200 (o valor dos primeiros cheques de estímulo) em meados de abril de 2020 – poucos dias depois que os residentes receberam os fundos.

“Para muitos traders de criptomoedas no varejo, o Bitcoin foi o negócio mais comum da pandemia. A volatilidade da negociação de ações do Meme queimou muitos, mas o Bitcoin manteve uma tendência incrivelmente alta que fez a maioria dos vencedores. Os traders de varejo se revigoraram com as últimas novidades de NFT e conforme os cheques de estímulo atingiram suas contas bancárias. ” – comentou Ed Moya, analista de mercado sênior da Oanda Corp.

Fonte: CryptoPotato

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.