Investidores retornam para o ouro e o Bitcoin continua com sentimento de baixa

Investidores

O sentimento pelo ouro volta a crescer e nos últimos cinco meses o ouro está tendo um desempenho mais favorável que o Bitcoin

Olhando para o desempenho dos dois mercados até o momento, fica claro que foi um ano difícil para os investidores do Bitcoin, que viu sua riqueza ser reduzida em termos de dólares americanos. E talvez ainda pior é que os investidores de ouro normalmente cautelosos e avessos ao risco ao mesmo tempo viram retornos muito melhores em seus investimentos.

Dependendo de qual fonte de dados é usada, o ouro retornou na quinta-feira cerca de 2% até agora em 2022, embora tenha sido um passeio bastante volátil para o metal amarelo. Ainda assim, o desempenho positivo se compara a uma perda de cerca de 35% para os investidores do Bitcoin ao mesmo tempo, com a maior parte das perdas do BTC em janeiro e maio deste ano.

Comparativo entre o Bitcoin (linha azul) e o ouro (linha vermelha) em 2022

De acordo com a Spectrum Markets, uma plataforma europeia de negociação de derivativos, os primeiros sinais de “um novo rali” para o ouro podem ser vistos no final de maio, ajudados por um dólar e euro mais fracos.

Conforme Michael Hall, chefe de distribuição da Spectrum Markets, disse:

Depois de um período de queda em maio que viu o preço do ouro cair abaixo de 1.800 USD no dia 16, o preço do ouro começou o que parecia um novo rali nos últimos dias do mês, apoiado pelo dólar e pelo euro passando por um fraco fase.

Desempenho ouro em 2022

Bitcoin Ouro
Fonte: TradingView

Hall acrescentou que tanto o Federal Reserve dos EUA (Fed) quanto o Banco Central Europeu (BCE) estão enfrentando alta inflação, ao mesmo tempo em que tentam lidar com vários outros problemas econômicos, incluindo gargalos na cadeia de suprimentos.

Considerando o cenário macroeconômico, não é surpresa ver investidores procurando aproveitar uma queda no preço do ouro para fazer alocações de refúgio, disse Hall.

Os comentários vieram quando um índice de sentimento conhecido como SERIX mostrou que o sentimento em relação ao ouro entre os investidores de varejo está aumentando.

De acordo com a Spectrum Markets, os dados da SERIX mostram que o sentimento atingiu um mínimo em fevereiro deste ano e que aumentou consistentemente desde então, atingindo uma alta de um ano de 116 em maio. Para comparação, o mesmo índice de sentimento para o índice de ações S&P 500 ficou em 100, enquanto o índice alemão DAX 40 teve um sentimento de 99.

Uma leitura de índice de 100 no SERIX é considerada neutra, enquanto qualquer coisa mais alta é de alta e mais baixa é de baixa.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_