DAO “Invisible College” promete Web3 Education com matrícula NFT

O Invisible College está lançando um novo tipo de educação online que gira em torno de cursos Web3 que serão pagos por NFTs

O termo Web3 está em toda parte, mas muitas pessoas não têm certeza do que significa ou como ingressar nele. É por isso que uma equipe de educadores veteranos lançou o “Colégio Invisível” – uma nova plataforma para ensinar as pessoas sobre o tópico, usando recursos centrais do próprio Web3, incluindo NFTs e uma comunidade descentralizada conhecida como DAO.

O currículo será votado pelo próprio DAO, mas é provável que inclua aulas sobre tópicos como como construir uma economia, play-to-gain, baseada em fichas, de acordo com um dos fundadores do “Colégio Invisível“, Nick deWilde.

Em uma entrevista à Decrypt , deWilde disse que passou anos administrando bootcamps de startups e empreendimentos de educação online, mas decidiu que a Web3 oferece uma oportunidade para um novo paradigma educacional radical. Web3, que é sinônimo de metaverso, é uma pilha emergente de aplicativos online – de jogos a serviços financeiros e comunidades artísticas – que não dependem de uma autoridade central como Google ou Amazon para mantê-los.

A parte mais intrigante do modelo do Invisible College é o uso de NFTs como uma forma de crédito escolar. Na prática, isso significa que os alunos precisarão comprar um dos NFTs da faculdade – que assumem a forma de criaturas espaciais animadas conhecidas como “alienígenas descentrados” – para acessar os cursos.

https://twitter.com/nick_dewilde/status/1468265359748730880?s=20

Uma vantagem desse modelo é que os alunos poderão vender o NFT quando concluírem os cursos, tornando a mensalidade que pagam um investimento que podem recuperar. De acordo com deWilde, esta é uma alternativa atraente para o modelo de faculdade existente, que depende da cobrança de taxas cada vez mais altas e depois de atormentar os ex-alunos para dar-lhes ainda mais dinheiro.

Quanto à obtenção de um dos NFTs, o DAO pretende cunhar milhares deles no início do próximo ano na blockchain Solana e vendê-los por, 1 Solana cada (atualmente em torno de US $ 180). Contribuintes para o DAO – que estão se reunindo em um servidor Discord – receberão NFTs por suas contribuições, enquanto os fundadores receberão um grande número de NFTs eles próprios.

Resta saber, é claro, se tudo isso funcionará na prática. Não está claro, por exemplo, se o DAO será capaz de obter um volume suficiente de lições de alta qualidade para garantir que os NFTs se tornem uma mercadoria valiosa. Enquanto isso, os próprios DAOs ainda são uma forma experimental de governança que, em muitos casos, vê uma onda inicial de energia que se mostra difícil de manter por um período mais longo.

Mas, ao contrário de alguns DAOs, que podem ser pouco mais do que veículos para bombear tokens especulativos, o Invisible College aspira a construir algo que seja útil para muitas pessoas. O projeto também se alinha ao espírito da comunidade cripto, que costuma ser cética em relação às credenciais universitárias tradicionais – muitas empresas se gabam de preferir contratar pelo Twitter em vez de filtrar candidatos a empregos com base em diplomas de elite.

DeWilde diz que o Invisible College é ambivalente sobre a oferta de credenciais formais, dizendo que seu foco é a construção de aulas práticas que permitirão aos alunos construir seus próprios projetos.

Uma outra questão que terá de ser resolvida é a equidade – se o valor dos NFTs do Invisible College disparar, isso significa que apenas pessoas ricas poderão acessar seu currículo? deWilde não deu respostas específicas, mas diz que o DAO provavelmente desenvolverá algum tipo de programa de bolsa de estudos.

Além de deWilde, os outros fundadores do Invisible College são, o engenheiro de software Drew Bennett e dois outros veteranos do campo da educação, Jake Fleming e Zac Halbert. Halbert é um designer e Fleming é um artista cujo estilo você pode ver neste tópico do Twitter que descreve sua decisão de desafiar os céticos do NFT e mergulhar na Web 3:

https://twitter.com/jakeflem/status/1468985092215238662?s=20

Fonte: DeCrypt

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8