IOTA e Volkswagen lançarão veículos integrados com blockchain em 2019

IOTA revela seu progresso de integração blockchain com a Volkswagen

A plataforma blockchain destinada ao ramo de IoT, IOTA, anunciou o lançamento de uma integração no “mundo real” com a fabricante de automóveis Volkswagen. O Digital CarPass, previsto para ser lançado em 2019, registrará dados de performance por meio do blockchain IOTA, garantindo que a coleta de dados do veículo seja confiável e segura.

O Digital CarPass foi anunciado pelo chefe do setor de blockchain da Volkswagen, Benjamin Sinram, durante o evento “Ecomotion: Mobilidade Inteligente encontra Tecnologias Blockchain“, realizado em Tel Aviv na semana passada.

Leia mais: Mercado de ATMs de Bitcoin valerá US$145 milhões em 2023

Fabricante de automóveis foca em blockchain

O projeto Digital CarPass é o ponto principal de cooperação entre IOTA e Volkswagen, revelada primeiramente como proof of concept no início deste ano na Cebit 2018. A iniciativa revelou na Cebit, focada em atender o público com softwares para veículos por meio da rede Tangle, que o novo projeto CarPass está focando em capturar dados confiáveis dos veículos da Volkswagen, a fim de melhorar a eficiência dos mesmos.

Sinram, falando no evento em Tel Aviv, declarou que a Volkswagen deseja se integrar com a tecnologia blockchain da IOTA a fim de entregar novos serviços aos usuários, que poderão pagar por eles de forma autônoma. Além de trabalhar no projeto Digital CarPass, Sinram trabalha na integração blockchain com a subsidiária de carros de luxo Porsche, além do ramo de serviços financeiros da Volkswagen.

O CarPass é uma de cinco iniciativas blockchain atualmente em desenvolvimento pela fabricante de automóveis. Sinram declarou que a Porsche está atualmente desenvolvendo uma solução de identidade baseada na referida tecnologia, que permitirá a diversos indivíduos compartilharem acesso aos veículos. Outros projetos da Volkswagen incluem um registro aberto da cadeia logística, que rastreará partes de veículos desde a fabricante até o cliente, além de um “protocolo de cobrança” que utiliza tecnologia Ethereum.

Integrar a tecnologia da IOTA em veículos Volkswagen, declarou Sinram, permite que a fabricante comprove a versão de software de um veículo em um acidente, garantindo a integridade dos dados.

Leia mais: Empresa de entretenimento sul coreana planeja utilizar o blockchain para encontrar nova estrela do K-Pop

Desenvolvimento da IOTA passa por período de alta

Após o lançamento da carteira Trinity para mobile no início do ano, a IOTA anunciou o lançamento da versão beta para desktop da carteira. A carteira para desktop segue as bases de sua versão mobile, mas é otimizada para ser utilizada na plataforma lançada, oferecendo diversas funcionalidades com maior velocidade.

https://twitter.com/iotatoken/status/1033280965802708992

Além do lançamento da carteira para desktop, a IOTA está tendo um progresso significativo na adoção da Tangle, recentemente passando uma semana no Google Design Sprint com o “tanque de pensadores” da Audi, Audi Denkwerkstatt, com a intenção de criar um protótipo de um ecossistema de mobilidade sem a necessidade de permissão.

Fonte: CryptoSlate