Irã pode anunciar hoje sua criptomoeda estatal para evadir sanções

Irã pode anuncia sua criptomoeda estatal durante conferência

As sanções impostas pelos Estados Unidos ao Irã continuam lesionando o país economicamente, razão pela qual ele pode estar próximo de anunciar sua criptomoeda estatal.

A habilidade das instituições financeiras iranianas de conduzirem transações e se relacionarem com o resto do mundo foi limitada, desde que as sanções foram colocadas em prática e muitos acreditam que uma criptomoeda iraniana ajudará a reduzir alguns dos efeitos. Acrescentando aos rumores, foi relatado que o governo iraniano planeja fazer um anúncio sobre o ativo digital durante a conferência Electronic Banking and Payment Systems Conference, que terá início no dia 29 de janeiro, de acordo com a Al Jazeera.

Dificuldades com as sanções

A administração de Donald Trump impôs firmes sanções ao Irã em meados de 2018, por conta de “atividades malignas” sendo conduzidas pelo estado. Em novembro, a empresa belga de mensagens financeiras, SWIFT, foi proibida de fornecer serviços financeiros para o país.

Cidadãos de países como Irã, que foram banidos da rede SWIFT, descobriram-se incapazes de fazer ou receber pagamentos por atividades estrangeiras, bem como diversas outras transações internacionais. Isso fez com que o país mergulhasse em pesquisa e desenvolvimento de sua própria moeda digital, tendo em vista que muitos viram esta como a única maneira de garantir que os bancos e cidadãos iranianos continuassem conduzindo transações internacionais que não são mais possíveis após o banimento do SWIFT.

Adoção

O veículo de notícias Al Jazeera relatou que a moeda digital estatal será lançada em duas fases. A primeira será um cripto Rial, que será utilizado para fazer pagamentos entre bancos comerciais do Irã e outras organizações internas da cripto esfera doméstica. Espera-se que o acesso público à moeda ocorra em uma fase posterior, tendo em vista que isso ajudará membros do público geral a realizarem pagamentos por produtos e serviços.

Por enquanto, todos os indicadores apontam para o fato de que esta criptomoeda será para apenas uso interno. Ao utilizar tecnologia blockchain e criptomoedas para facilitar transações, o Irã se juntará a outras redes blockchain, algo que muitos acreditam ser capaz de tornar a rede SWIFT obsoleta.

Fonte: CCN