Irã propõe criptomoeda para nações muçulmanas
O presidente do Irã Rouhani, propôs criptomoeda como uma alternativa para a hegemonia econômia dos EUA
O presidente do Irã, Hassa Rouhani, propôs durante uma conferência islâmica na Malásia a criação de uma criptomoeda para nações muçulmanas, como uma alternativa ao dólar americano.
Segundo a Associated Press, Rouhani pediu durante a conferência que os países muçulmanos aprofundassem a cooperação financeira para combater o que ele descreveu como a hegemonia econômica dos Estados Unidos. Rouhani observou que as sanções econômicas dos EUA estavam sendo usadas como as “principais ferramentas para dominar a hegemonia e o bullying” de outras nações.
O Irã tem enfrentado protestos violentos no mês passado, enquanto os iranianos se revoltavam com o aumento acentuado dos preços da gasolina, que se seguiu às sanções dos EUA impostas ao país. De acordo com o presidente do país, os EUA estavam tentando aleijar o Irã com as “sanções mais pesadas”.
Como solução, o Rouhani propôs a cooperação financeira entre países muçulmanos, incluindo comércio de moedas locais e a criação de uma criptomoeda muçulmana. Na abertura da conferência de três dias, que incluía líderes da Turquia, Catar e Malásia, ele disse:
“O mundo muçulmano deveria estar planejando medidas para se salvar da dominação do dólar dos Estados Unidos e do regime financeiro americano”.
Rouhani propôs ainda o estabelecimento de um fundo conjunto para financiar a cooperação tecnológica entre as nações. O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, destacou que os países muçulmanos deveriam se concentrar no financiamento islâmico e sugeriu a criação de um grupo de trabalho para analisá-lo.
O primeiro-ministro da Malásia, Mahathir Bin Mohamad, parecia concordar com Rouhani, apontando que esta foi a primeira vez que uma criptomoeda foi sugerida como solução.
“Parece que, às vezes, quando usamos o dólar americano, há sanções que podem restringir o desenvolvimento econômico. Podemos usar nossas próprias moedas ou ter uma moeda comum”, afirma Mahathir.
No início deste ano, o Irã legalizou a mineração de criptomoedas. Tem sido amplamente divulgado que lançou uma criptomoeda apoiada em ouro chamada “PayMon”, embora não haja muitos detalhes sobre seu uso atual no país.
- Veja também: Como as criptomoedas estão moldando a indústria
Fonte: Cryptoglobe
Graduada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-Graduada em Comunicação em Redes Sociais.