Irã propõe criptomoeda para nações muçulmanas

O presidente do Irã Rouhani, propôs criptomoeda como uma alternativa para a hegemonia econômia dos EUA

O presidente do Irã, Hassa Rouhani, propôs durante uma conferência islâmica na Malásia a criação de uma criptomoeda para nações muçulmanas, como uma alternativa ao dólar americano. 

Segundo a Associated Press, Rouhani pediu durante a conferência que os países muçulmanos aprofundassem a cooperação financeira para combater o que ele descreveu como a hegemonia econômica dos Estados Unidos. Rouhani observou que as sanções econômicas dos EUA estavam sendo usadas como as “principais ferramentas para dominar a hegemonia e o bullying” de outras nações. 

O Irã tem enfrentado protestos violentos no mês passado, enquanto os iranianos se revoltavam com o aumento acentuado dos preços da gasolina, que se seguiu às sanções dos EUA impostas ao país. De acordo com o presidente do país, os EUA estavam tentando aleijar o Irã com as “sanções mais pesadas”. 

Como solução, o Rouhani propôs a cooperação financeira entre países muçulmanos, incluindo comércio de moedas locais e a criação de uma criptomoeda muçulmana. Na abertura da conferência de três dias, que incluía líderes da Turquia, Catar e Malásia, ele disse: 

“O mundo muçulmano deveria estar planejando medidas para se salvar da dominação do dólar dos Estados Unidos e do regime financeiro americano”.

Rouhani propôs ainda o estabelecimento de um fundo conjunto para financiar a cooperação tecnológica entre as nações. O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, destacou que os países muçulmanos deveriam se concentrar no financiamento islâmico e sugeriu a criação de um grupo de trabalho para analisá-lo.

O primeiro-ministro da Malásia, Mahathir Bin Mohamad, parecia concordar com Rouhani, apontando que esta foi a primeira vez que uma criptomoeda foi sugerida como solução. 

“Parece que, às vezes, quando usamos o dólar americano, há sanções que podem restringir o desenvolvimento econômico. Podemos usar nossas próprias moedas ou ter uma moeda comum”, afirma Mahathir. 

No início deste ano, o Irã legalizou a mineração de criptomoedas. Tem sido amplamente divulgado que lançou uma criptomoeda apoiada em ouro chamada “PayMon”, embora não haja muitos detalhes sobre seu uso atual no país.

Imagem Jorono por Pixabay.

Fonte: Cryptoglobe

Foto de Mirian Romão
Foto de Mirian Romão O autor:

Graduada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-Graduada em Comunicação em Redes Sociais.

mirian_romao