Irmão de Elon Musk lança DAO filantrópico
Kimbal Musk anunciou o lançamento de um “Giving DAO” para experimentar a filantropia descentralizada.
Kimbal Musk, o irmão do bilionário chefe da Tesla, Elon Musk, está criando um cripto coletivo – como aquele que tentou comprar a Constituição dos Estados Unidos – chamado Big Green DAO.
Kimbal Musk é dono do The Kitchen Restaurant, fundou a Big Green – uma organização sem fins lucrativos que construiu salas de aula ao ar livre nos Estados Unidos, e ele também faz parte do conselho da empresa de veículos elétricos de seu irmão, a Tesla.
A Web 3 refere-se a uma versão da Internet construída em blockchains públicas e é descentralizada. Esta versão também contrasta fortemente com a Web 2, cujos gostos são definidos pelo surgimento de plataformas como Facebook e Google e pela centralização de enormes quantidades de dados de usuários.
O novo DAO, abreviatura de organização autônoma descentralizada, espera desorganizar o mundo filantrópico e criar justiça alimentar, de acordo com seu site.
Em uma entrevista, Kimbal Musk disse que um dos objetivos da instituição de caridade é reformar a indústria de filantropia, com o uso de ferramentas baseadas em blockchain – um setor que ele acredita estar afetado por ineficiências.
Um DAO é um modelo de governança baseado em blockchain no qual não existem autoridades centrais de tomada de decisão. As decisões de governança são distribuídas e/ou automatizadas. Nesse caso, a “tomada de decisão coletiva” neste DAO será votada pela comunidade.
Depois que Kimbal decidiu iniciar sua própria comunidade Web 3, ele procurou se cercar de conselheiros que estejam envolvidos com criptos e das finanças tradicionais.
Seu braço direito nesse esforço é Matthew Markman, um Ph.D candidato e um “facilitador DAO” para a comunidade de jogos do metaverso Decentraland, bem como um gerente de projeto e moderador da comunidade para dois outros projetos – um dos muitos polímatas prolíficos e assíduos da Web 3.
- Veja também: FTX abre negociação para CryptoPunks e outros NFTs
Kimbal relata que está “sobrecarregado” com a “energia positiva” que recebeu da comunidade cripto.
“Não é normal para mim ter esse grau de recepção calorosa. A quantidade de pessoas que gastariam 20 horas em um white paper, só para não prejudicar minha reputação – é minha reputação! Achei muito legal”, disse ele.
Até agora, a resposta do público ao Big Green DAO, cujo white paper foi lançado na semana passada, tem sido extremamente positiva.
As pessoas que leram deram feedback a ele nos comentários, e Kimbal pareceu ser receptivo.
Outro usuário lamentou que o papel parecesse ser “focado de cima para baixo”, inclinado para os ricos. Kimbal respondeu:
“Um passo de cada vez. será aberto a todos os doadores de qualquer tamanho se o experimento mostrar sucesso.”
Curiosamente, Kimbal selecionou Ethereum como a blockchain no qual será executado, e um token de governança ERC-20 será emitido para o DAO.
Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.