Jack Dorsey afirma que a Square está considerando uma nova carteira Bitcoin

A carteira de hardware proposta da Square pode ser uma virada de jogo e um condutor para a adoção de Bitcoin e demais criptomoedas.

Na sexta-feira, o diretor da Square, Jack Dorsey, que também é presidente e criador do Twitter, disse que sua empresa está avaliando fortemente as opções de criar uma carteira de hardware de Bitcoin que fornecerá controle total sobre as criptomoedas que os usuários possuem. Após os comentários de Dorsey por meio de um tweet, as ações da empresa Square subiram 2,7%, mas acabaram fechando o dia 1% mais alto em comparação com o dia anterior, quinta-feira.

Os negócios e transações de Bitcoin são agora uma importante fonte de receita para a Square. A empresa oferece aos consumidores a oportunidade de fazer compras de criptomoedas por meio do CashApp e até mesmo armazená-las digitalmente. De acordo com os dados de desempenho de 2020, as vendas de Bitcoin da empresa cresceram de $ 516 milhões em 2019 para encerrar o ano em $ 4,75 milhões no final de 2020. As propostas de Dorsey buscam eliminar o aspecto de controle por terceiros, incluindo a Square.

Construção da carteira proposta

O novo hardware permitirá que os usuários mantenham suas moedas digitais com segurança e decidam quando usá-las. A Square, no entanto, parece insegura sobre seus prazos. Dorsey sugeriu que, se o projeto decolar, eles se empenharão para garantir que todo o processo seja transparente e inclusivo, construindo-o abertamente, o que inclui o design de software e hardware enquanto colaboram com a comunidade.

Dorsey ainda teve tempo para explicar como o produto proposto será diferente das alternativas atuais, observando que a maioria das exchanges de compra de BTC provavelmente têm as melhores intenções ao abordar questões de segurança.

Desafios e desvantagens das exchanges atuais

Mesmo com a boa intenção, as circunstâncias revelam que a custódia não é controlada pelos clientes, o que geralmente funciona como um “IOU”. Ele observou ainda que, considerando como algumas exchanges operam, assumir a custódia e aumentar a segurança do seu BTC é bastante complicado.

Um exemplo clássico é o PayPal, que permitirá que você compre BTC, mas mantenha o controle da chave privada. Todo o processo funciona mais como um IOU no final do dia. Além disso, o PayPal proíbe a movimentação de Bitcoin para carteiras externas (por enquanto).

Vantagens da carteira de hardware proposta pela Square

As carteiras de hardware cripto já existem há algum tempo, então o conceito não é novo. Contudo, a carteira de hardware proposta da Square pode ser uma virada de jogo e um motivador para adoção. Isso é especialmente verdade quando empresas fintech, como a Venmo, abraçaram a tecnologia blockchain de bom grado. Uma carteira de hardware também tornaria mais fácil para o cliente médio aprender sobre Bitcoin de maneira amigável. Dorsey disse que, assim que o projeto começar, as contas do Twitter e GitHub com foco no projeto serão configuradas.

Fonte: Coinspeaker

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.