Jack Dorsey continuará como CEO do Twitter
Após o esforço de um investidor ativista para expulsá-lo, o líder do Twitter e da Square permanecerá no topo da plataforma de mídia social.
A empresa de investimentos ativista Elliott Management fez barulho nas últimas semanas, pedindo a substituição do CEO do Twitter e do Bitcoin, Jack Dorsey, depois de adquirir uma participação de 4% na empresa. Mas hoje, o Twitter anunciou a permanência de Dorsey.
Parceria
A parceria é com a Elliott Management e a empresa de investimentos em tecnologia Silver Lake fará com que a Silver Lake invista US $ 1 bilhão na empresa. O Twitter usará esse dinheiro adicional para iniciar um programa de recompra de ações de US $ 2 bilhões.
O Twitter também adicionará cada um dos seus novos parceiros ao seu Conselho de Administração. O Conselho também formou um comitê de cinco pessoas para avaliar regularmente a estrutura de liderança do Twitter. Nele, incluiu-se planos para “avaliar o plano de sucessão do CEO com o CEO”, de acordo com um comunicado.
Por enquanto, no entanto, Dorsey fica. O cofundador e CEO original do Twitter deixou o cargo de liderança em 2008. Ele retornou em 2015.
Dorsey tem sido controverso em parte, devido ao seu foco dividido: ele também é atualmente o CEO da Square, a empresa que ele cofundou em 2009. Um grande defensor do Bitcoin e da tecnologia descentralizada, sua influência foi vista nos movimentos do Twitter e da Square.
Square
A Square, em particular, tem sido um participante importante no espaço de cripto: seu Cash App é uma maneira popular de comprar e vender Bitcoin, além da empresa ter uma divisão Square Crypto.
Na semana passada, a Square Crypto anunciou uma nova rodada de subsídios para startups centradas em bitcoin. A Square também investiu recentemente na Transparent Financial Systems, uma empresa de soluções criptoativas para empresas.
O Twitter, por outro lado, vê um futuro potencial na descentralização. Em dezembro, Dorsey anunciou a formação de uma equipe de “arquitetos, engenheiros e designers de código aberto” para ajudar a desenvolver o futuro das mídias sociais descentralizadas.
O objetivo é que o Twitter seja cliente desse padrão”, escreveu ele.
Mais recentemente, Dorsey – cuja descrição do perfil do Twitter simplesmente lê “#bitcoin” – publicou seus planos de morar na África durante parte de 2020. Seu objetivo é aprender mais sobre seu impulso nos pagamentos móveis. “A África definirá o futuro (especialmente o Bitcoin!)”, twittou em janeiro.
Fonte: Decrypt
Jornalista com especialização em História do Brasil pela UFF, trabalhou em diversos veículos de comunicação como O Globo, Jornal do Commercio, revista PC Mundo e Rádio Tupi.