Jack Dorsey: “o whitepaper do Bitcoin é poesia”

Jack Dorsey: “A Internet precisa de sua própria moeda e, portanto, acredito no Bitcoin”.

Jack Dorsey é conhecido por todos como co-fundador e CEO do Twitter e, em uma entrevista envolvente realizada por Lex Fridman, ele falou sobre vários tópicos relacionados à inovação, criptomoedas e Bitcoin.

Começando pela Square, uma empresa que está demonstrando grandiosidade no setor de pagamentos, Jack explica a dinâmica que o levou a apoiar a necessidade de remover barreiras ao acesso ao sistema financeiro.

“Com a Square, não podemos trabalhar como empresa de internet, para abrir um novo mercado, devemos sempre nos relacionar com um banco local.

Uma moeda digital como o Bitcoin poderia lançar nossos serviços globalmente, limitando atritos e problemas regulatórios”.

Quando perguntado sobre como ele foi capaz de resolver os problemas de escalabilidade da Square com segurança, com uma abordagem maquiavélica, para dizer o mínimo, o empresário americano com ativos de 4 bilhões de dólares diz “contanto que funcione”.

A abordagem dos problemas, denotada por seu treinamento contra hackers, permitiu refinar sua capacidade de observar os fenômenos sem preconceitos e de todos os pontos de vista possíveis, sem limitar os métodos de resolução.

Ele deve muito ao mundo do código aberto, “tudo o que aprendi em engenharia e programação”, ele diz: “aprendi graças à comunidade”.

A partir daí, para falar sobre Bitcoin, a transição foi curta e, durante a entrevista, Dorsey reitera um conceito querido para ele:

“A Internet precisa de sua própria moeda e, portanto, acredito no Bitcoin”.

Problemas do sistema financeiro contemporâneo de acordo com Jack Dorsey

A Square vê algumas questões-chave no setor global de finanças e pagamentos.

  • Modelos de risco;
  • Barreiras à entrada;
  • Acessibilidade;
  • Confiança.

A solução para esses problemas deve começar com uma mudança radical no modelo. Atualmente, o sistema financeiro exige que uma pessoa seja credenciada em uma instituição para poder realizar transações.

Esse modelo parte do pressuposto de que uma pessoa não tem crédito e depois consegue obtê-lo.

Mudar atitudes significa começar confiando nos indivíduos e depois verificando se a maneira como eles negociam está alinhada com os parâmetros para garantir que a confiança permaneça inalterada.

“As criptomoedas são a resposta para a necessidade de uma economia mais inclusiva e participativa”.

A coisa mais interessante para Dorsey continua sendo o aspecto livre desse novo paradigma, ninguém dita uma direção e, portanto, ninguém pode bloqueá-la.

A natureza orgânica do ecossistema determina seu sucesso, o modelo evolui e se adapta. Em um momento particularmente inspirado, ele também afirma:

“O whitepaper do Bitcoin é poesia”.

O debate também atingiu um nível mais filosófico, certamente as tecnologias que estão surgindo levarão a uma mudança radical na sociedade.

O homem e sua maneira de pensar, interagir e se relacionar também dependem das ferramentas que ele está usando. É por isso que a mudança não é uma questão de vontade, mas de inevitabilidade.

Fonte: cryptonomist

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.