Jack Ma, fundador do Alibaba: “as moedas digitais são o futuro do sistema financeiro”

Jack Ma ainda disse que as moedas digitais podem ser não apenas um “núcleo muito importante” desse sistema, mas também podem “redefinir a moeda”

O fundador do Alibaba Group, Jack Ma, falou sobre moedas digitais, potencialmente desempenhando um papel importante na construção do sistema financeiro do futuro. Ma, na Cimeira do Bund em Xangai, disse:

“As moedas digitais podem criar valor e devemos pensar em como estabelecer um novo tipo de sistema financeiro por meio das moedas digitais.”

Ele disse que a visão futura de um sistema financeiro nos próximos 30 anos pode ter moedas digitais em seu “núcleo muito importante”.

“As moedas digitais podem redefinir a moeda.”

Ma criticou a regulamentação financeira global durante o evento. Segundo ele, eles sufocam a inovação e, como tal, reclamam um sistema com foco no desenvolvimento.

“Depois da crise financeira asiática, o controle de risco destacado nos Acordos da Basiléia tem sido prioridade dos reguladores”, disse ele, acrescentando que agora o mundo “só se concentra no controle de risco, não no desenvolvimento, e raramente considera oportunidades para jovens países em desenvolvimento.”

Comparando os Acordos da Basiléia a um clube para idosos, Ma disse que eles estão acostumados a solucionar sistemas financeiros que operam há décadas. Mas a China ainda é uma “jovem” e precisa de mais inovação, disse ele.

O discurso de Ma veio poucas horas após o Ant Group definir o preço de sua listagem em Xangai. A IPO, que também está planejada para ser em Hong Kong, é uma das mais esperadas e em vias de se tornar a “maior da história”, ultrapassando o recorde de venda de ações de $ 29 bilhões da Saudi Aramco no ano passado, levantando $ 34,1 bilhões em uma avaliação de $ 310 bilhões.

Jack Ma moedas digitais

Fonte: CNN

 

Aposentado de todos os seus cargos corporativos, Ma, que ainda é a cara da Alibaba e da Ant, disse que o preço das ações da IPO foi decidido na sexta-feira, mas não divulgou os números.

No evento, que contou com a presença de centenas de banqueiros e reguladores, Ma disse que a oferta do Ant Group foi um “milagre” porque, pela primeira vez, uma grande empresa de tecnologia definiu preços fora de Nova York.

“Não nos atrevíamos a pensar nisso há cinco anos, ou mesmo três anos atrás. Mas o milagre simplesmente aconteceu. ”

Ma disse que o sistema financeiro da China é dominado por grandes bancos estaduais e precisa de um sistema inclusivo, sustentável e verde que use novas tecnologias como big data, computação em nuvem e blockchain.

“A inovação sempre vem com um risco, não haverá inovação sem risco … o maior risco é tentar minimizar o risco a zero.”

Fonte: BTC EG

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.