Jamaica lançará moeda digital de Banco Central (CBDC) em 2022
O Ministro das Finanças da Jamaica, Nigel Clarke, anunciou que o país pretende lançar sua moeda digital de banco central (CBDC) em 2022.
Durante seu discurso no Debate do Orçamento Nacional, Nigel Clarke, Ministro de Finanças da Jamaica, revelou que a moeda digital de Banco Central (CBDC) será testada em dezembro, antes de seu lançamento oficial em 2022.
O governo da Jamaica revelou que, devido a Covid-19, uma transição rápida para uma sociedade digital será crucial para a recuperação da economia.
Clarke acrescentou que uma CBDC melhorará muito a inclusão financeira e fornecerá serviços financeiros à população desbancarizada do país. Ele especificou que uma moeda virtual de banco central é diferente das criptomoedas comuns:
“Não deve ser confundido com criptomoeda, que é emitida de forma privada e não tem o respaldo de uma autoridade reguladora.”
O CBDC emitido pelo banco central da Jamaica se tornará intercambiável com o dólar jamaicano na base de um para um, adotando, portanto, características mais semelhantes com uma stablecoin.
Desde o início de 2020, a Jamaica tem trabalhado no desenvolvimento de sua própria moeda digital de banco central. Em junho de 2020, o BoJ testou e desenvolveu soluções potenciais de CBDC em sua sandbox.
- Veja também: Bitcoin ficou a 0,43% de uma nova ATH
Emissão de CBDCs por diferentes países
Atualmente, o primeiro país a lançar oficialmente uma moeda digital funcional para banco central são as Bahamas. O Banco Central das Bahamas anunciou a primeira moeda virtual do mundo apoiada por um estado, apelidada de Dólar de Areia, em outubro de 2020.
A pandemia de COVID-19 parece ter acelerado o cronograma para a emissão de CBDCs pelos bancos centrais. Muitos países anunciaram que estão experimentando e trabalhando no desenvolvimento de sua própria moeda digital.
O pagamento eletrônico em moeda digital (DCEP) da China está sendo testado nas principais cidades do país. Seu objetivo é expandir seu crescimento como uma potência econômica ao testar o CBDC nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022.
Fonte: BlockchainNews
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.