Jamie Dimon deveria “fazer algum trabalho de casa” com Bitcoin, diz Tech VC
Bitcoin é um “fraude” e outros comentários de Jamie Dimon
O executivo-chefe do JP Morgan, Jamie Dimon, que no começo deste ano rotulou a bitcoin de uma “fraude” e afirmou que acabaria eventualmente porque não era “coisa real”.
Recentemente criticado por Bart Stephens, co-fundador e sócio-gerente da empresa de capital de risco em São Francisco, Blockchain Capital, disse “Dimon deveria fazer algum trabalho de casa” com bitcoin.
Os comentários iniciais de Jamie Dimon, que incluíram ele, dizendo que ele iria dispensaria qualquer empregado que negociasse bitcoins na JP Morgan porque era “estúpido” e contra as regras do banco, que foram recebidas com muitas críticas.
Tanto que um ex-executivo do JP Morgan disse a ele “STFU sobre bitcoin” e que um sócio-gerente da empresa de negociação do mercado de bitcoins, o britânico Blockswater, apresentou uma queixa contra um regulador sueco contra ele, quando JP Morgan se tornou um dos compradores mais ativos da Bitcoin XBT, um fundo de rastreamento bitcoin listado no Nasdaq Nordic, seguindo seus comentários. Dimon então balançou no bitcoin novamente.
Comentários “hipócritas e ignorantes”
Agora, Bart Stephens vê os comentários de Jamie Dimon como “hipócritas e ignorantes”, pois, de acordo com o que ele contou ao boletim informativo da Term Sheet da Fortune, ele estava falando com os clientes do JP Morgan sobre criptomoedas, enquanto Jamie Dimon estava fazendo esses comentários, como afirmou em seu tweet:
Ele referiu ainda que outros CEOs da Wall Street, como o Lloyd Blankfein da Goldman Sachs e a Abigail Johnson da Fidelity, realmente fazem comentários construtivos sobre criptomoedas e tecnologia blockchain.
Leia mais: Christine Lagarde do FMI adverte bancos: as criptomoedas trarão “disrupturas maciças”
Stephens afirmou que as blockchains e criptomoedas “provocavam uma resposta emocional dos operadores históricos” e que a tecnologia é, agora, controversa e incompreendida. Dito isto, ele incentivou especialmente Jamie Dimon, e outros, a “fazer algum dever de casa primeiro”, afirmou:
“Eu incentivaria Jamie Dimon e outros a fazer algum dever de casa primeiro. Não é uma fraude. Não é um esquema de Ponzi. É uma tecnologia robusta que vai afetar várias indústrias de maneira aditiva. Não o desconto. “
Para Stephens, o Vale do Silício tem ignorado o “tsunami” por muito tempo, como muitos de seus amigos que estão nas empresas da VC tendem a descartar as criptomoedas e a tecnologia de blockchain porque não passam tempo suficiente aprendendo sobre o seu potencial.
O preço de Bitcoin não é uma bolha
Ao falar com o boletim informativo da Fortune, Stephens também abordou as ICO. Para ele, as pessoas estão concentrando-se demais nas ICOs e muito pouco na ideia subjacente de uma rede tokenizada, o que permite que os empresários financiem seus negócios de novas maneiras, produzindo um token em cima da blockchain Ethereum.
Ele também acrescentou que, assim como qualquer outra tecnologia, as ICOs podem ser mal utilizadas:
“Como todas as novas tecnologias, as ICOs podem ser mal utilizadas. Haverá fraude, assim como há fraudes no mercado de ações ordinário. Só porque uma tecnologia é mal utilizada ou superaquecida não significa que não seja uma tecnologia realmente importante. E, novamente, a ideia de redes tokenizadas é mais importante aqui, não a própria ICO, a transação na qual as pessoas tendem a se concentrar “.
Dito isto, Stephens acrescentou que ele acredita que a tecnologia blockchain é aditiva à infra-estrutura existente e permitirá que as empresas iniciem o compartilhamento de mercado das empresas que optam por ignorar a tecnologia.
Quando perguntado como poderia um acidente ser evitável se fosse tudo apenas “uma grande bolha”, Stephens respondeu que, primeiro, ele não achava que fosse uma bolha, e que, se fosse realmente uma bolha, não afetaria a Muralha Street e Main Street.
Ele acrescentou ainda que a escala importa e com o limite de mercado de US$70 bilhões do bitcoin, com o mesmo limite de mercado do PayPal, estaríamos falando sobre uma das menores bolhas já vistas, quando comparada à escala de outras crises financeiras.
Fonte: Cryptocoins News
André , ariano, engenheiro, empreendedor, trader de criptos profissional, palestrante e professor. Adora números, gráficos e aprender coisas novas.