Janet Yellen, salienta a urgência de uma criptomoeda do Banco Central
O Tesouro dos EUA levanta a questão sobre a necessidade de uma criptomoeda do Banco Central e da regulamentação da indústria cripto
A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, reiterou nesta quarta-feira (13), a importância de construir uma estrutura regulatória para ativos digitais, referenciando ao caso Terra como um possível perigo e o perigo e o “breaking the buck” do Tether stablecoin como resultado do crash das criptomoedas.
Em uma conversa na reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI), Yellen disse que, embora existam mais regulamentações existentes “do que as pessoas pensam” que podem ser aplicadas à criptomoeda, também existem muitas lacunas que precisam ser resolvidos.
Yellen disse, que gostaria de trabalhar com o Congresso para preencher essas lacunas, já que as finanças digitais são “uma coisa difícil de regular”, disse ela.
Quanto a uma moeda digital do Banco Central dos EUA, Yellen acha que uma CBDC tem vantagens e potencial para resolver muitos problemas. Embora o processo de criação de um CBDC possa levar muitos anos, “certamente vale a pena se envolver no desenvolvimento”.
Segundo Yellen:
Podemos continuar a pensar se é certo implementar, mas os EUA devem estar em uma posição em que possamos emitir um.
Na semana passada, o Conselho de Supervisão de Estabilidade Financeira (FSOC), do qual Yellen é membro, juntamente com o presidente do Conselho do Federal Reserve, Jerome Powell, entre outros, publicou um relatório pedindo que o Congresso intervenha para fornecer orientações sobre quais devem ser os limites da regulamentação de valores mobiliários.
No momento da edição deste artigo, o bitcoin está sendo negociado a US$ 19.138, com uma valorização de 0,10% nas últimas 24 horas e com perda de 4,90% se comparado com a semana passada, de acordo com os dados da CoinMarketCap.
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future