Japão estuda reduzir em 20% os impostos sobre criptomoedas
A proposta visa implementar um imposto separado sobre ganhos em criptomoedas, além de isenções em alguns cenários.
Reforma cripto no Japão
A Japan Crypto-Asset Business Association (JCBA) e a Japan Crypto-Asset Exchange Association (JVCEA), dois grupos de peso no Japão, publicaram uma proposta de reforma tributária para a redução de impostos de pessoas físicas.
Todas as mudanças propostas melhorariam o sistema tributário nipônico para investidores individuais, além de ajudar no desenvolvimento de estratégias web3.
Para tanto, foi sugerida uma taxação separada para investidores individuais no valor de 20%, com provisões para transportar perdas por três anos a partir do ano seguinte. A proposta também é válida para o mercado de derivativos.
Grande alívio
A legislação atual no Japão é bastante agressiva aos usuários cripto: a tributação sobre ganhos pode chegar a até 55%. Caso a proposta seja aprovada, certamente os usuários poderão respirar mais aliviados.
Em linhas gerais, o país tem procurado executar diversas reformas econômicas para acelerar seu crescimento e minimizar os impactos oriundos da crise econômica global. Taxações excessivas podem dificultar a implementação de iniciativas tecnológicas, além de incentivar crimes financeiros, como sonegação fiscal.
Enquanto a Índia aplicou uma tributação de 30% sobre ganhos em criptomoedas, a Tailândia impôs uma tributação muito menor: 15%. Quanto menor a tributação, maior o incentivo para o crescimento econômico descentralizado.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.