Jeff Bezos poderia comprar todos os bitcoins em circulação?

CEO da Amazon, Jeff Bezos, poderia comprar todos os bitcoins que estão em circulação no mercado?

Um dos mantras que dirigem a blockchain do Bitcoin (BTC) é que ele é descentralizado e não pode ser controlado de forma alguma. Isso se deve ao fato de exigir muito poder computacional e econômico.

É extremamente difícil, se não impossível, dominar esse ativo, especialmente por ele ser resistente à censura.

Por outro lado, também é verdade que existem maneiras indiretas de controlá-lo, ou seja, ter bitcoins o suficiente para monopolizar o mercado.

Mas quanto seria necessário para comprar todo os bitcoins em circulação?

Antes de responder a essa pergunta, temos que considerar que, à medida que a demanda aumenta, o preço aumenta, então a suposição que faremos implica que o preço não mudará, portanto, é uma suposição plausível, mas improvável.

Fazendo alguns cálculos e considerando que a blockchain é pública, podemos fazer referência cruzada dos dados que temos em nossa posse e extrair as somas para ver quanto é realmente necessário para comprar todo os bitcoins em circulação.

O primeiro número que temos é o total de fornecimento de bitcoin, que é de 21 milhões, embora atualmente saibamos que cerca de 18 milhões foram extraídos, então ainda há 3 milhões a serem explorados nos próximos anos, enquanto o preço atual do ativo é de cerca de US $ 9200.

Portanto, com esses dados disponíveis, basta multiplicar o preço por BTC único com a oferta em circulação, que é a atual e sabemos que o resultado final é de pouco menos de 170 bilhões de dólares.

Existe alguém na Terra que tenha esse tipo de dinheiro?

Bem, para responder a essa pergunta, a Bloomberg estimou e informou que os ativos de Jeff Bezos, da Amazon, atingiram 171,6 bilhões de dólares, portanto, em teoria, Bezos poderia comprar todo os bitcoins em circulação.

Quanto seria necessário para monopolizar o mercado de bitcoin?

É interessante notar que, ao longo do tempo, durante esses 11 anos de vida do ativo, houve inúmeros episódios nos quais os usuários perderam, por várias razões, acesso a seus bitcoins, e estima-se que no total eles possam ser cerca de 4 milhões de bitcoins.

Isso significa que, se subtrairmos 4 milhões da oferta total, apenas 14 milhões estarão realmente disponíveis e negociáveis, portanto, pouco menos de 130 bilhões de dólares no preço atual.

Se quisermos ter a maioria de todos os bitcoins líquidos em circulação, basta ter 9 milhões de bitcoins e, portanto, 82 bilhões de dólares.

Esse valor seria acessível a vários outros bilionários, por exemplo, Bill Gates e, com algum esforço, até Bernard Arnault e Warren Buffett.

Fonte: cryptonomist

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.