Jimmy Song ressalta a descentralização como fator que coloca o Bitcoin acima de altcoins

Descentralização é a chave do sucesso do Bitcoin

A visão do panorama Bitcoin versus altcoins mudou em 2018, uma vez que a maior criptomoeda se separou do resto, escreveu Jimmy Song – um dos principais desenvolvedores do Bitcoin – no Medium.

Um ferrenho defensor dos valores descentralizados do Bitcoin, e também um ativo comentarista nas redes sociais, Song argumentou que o ano passado mostrou o que maximalistas de Bitcoin têm dito durante todo esse tempo.

“Bitcoin é diferente porque é descentralizado,” afirmou.

Ele acrescentou:

“As vantagens da descentralização são geralmente súbitas e fáceis ignorar, mas elas são os reais benefícios.”

Uma das muitas fontes a criticar o mercado das ofertas iniciais de moedas (ICOs) em 2018, ele ressaltou que a grande quantidade de dinheiro angariada pelos projetos contrasta com o pequeno número de ideias lançadas, além de poucos ainda entregarem um produto que o mercado precisa ou deseja.

Webitcoin: Jimmy Song ressalta a descentralização como fator que coloca o Bitcoin acima de altcoins

A falta de harmonia entre fundos angariados e o sucesso de um produto se dá por conta da operação centralizada, ele sugeriu, prosseguindo:

“O que nós vimos em 2018 é que ter muita ‘atividade de desenvolvedores’ não é a mesma coisa que produzir algo que o mercado quer. Bitcoin se distinguiu por lançar ferramentas que são realmente utilizadas, e não coisas que já se parecem com que outras altcoins fazem.”

Song utilizou o exemplo do mercado de previsões Augur como uma das histórias de sucesso da esfera ICO, apesar da plataforma possuir atualmente cerca de 25 usuários diários, cada um correspondendo a US$3,65 milhões em capitalização de mercado.

A perspectiva das ICOs contrasta com as previsões do CEO da plataforma de troca BitMEX, Arthur Hayes, que disse na semana passada que a indústria passará por uma ressurreição dentro dos próximos 18 meses.

Em uma entrevista separada na segunda-feira, Jed McCaleb, co-fundador da plataforma de pagamento Stellar, disse ao Yahoo! Finance que instituições financeiras não utilizarão Bitcoin no futuro.

Fonte: The Cointelegraph