Joe Biden, escolhe Jerome Powell para o segundo mandato

A comunidade cripto “se prepara” para mais impressão de dinheiro, já que Jerome Powell pode conseguir outro mandato como presidente do Federal Reserve.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, renomeou oficialmente Jerome Powell como presidente do Federal Reserve, com o concorrente Dr. Lael Brainard como vice-presidente. Isso colocaria Powell no cargo por mais 4 anos, enquanto se aguarda a confirmação do Senado, permitindo que sua agenda para lidar com a inflação fosse posta à prova.

Biden revelou suas indicações em um comunicado da Casa Branca na manhã de hoje. Justificando sua decisão, ele credita a queda do desemprego na economia americana e a recuperação relativamente rápida à “ação decisiva” de Powell.

“O presidente Powell forneceu liderança estável durante um período desafiador sem precedentes, incluindo a maior desaceleração econômica da história moderna e ataques à independência do Federal Reserve”, diz o comunicado.

O presidente também mostrou apreço pela “crença compartilhada” de Powell e Brainard de que o impacto econômico da mudança climática deve ser abordado. Embora os mandatos tradicionais do Fed sejam, manter baixo desemprego e baixa inflação, ele disse que os dois “reorientaram” seus objetivos.

Powell assumiu o cargo de presidente do Fed em fevereiro de 2018. Brainard tornou-se membro do conselho em 2014, após atuar como subsecretário do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos.

Na esteira da pandemia e dos bloqueios mundiais, a resposta de Powell invocou um estímulo governamental sem precedentes para proteger a economia dos Estados Unidos. Assim, 40% dos dólares atualmente em circulação foram impressos nos últimos 12 meses, sob sua liderança. Muitos especulam que isso contribuiu amplamente para o aumento da inflação no país, que atingiu a maior alta em 30 anos no mês passado.

Desde então, Powell anunciou planos de reduzir seu programa mensal de compra de títulos de US$ 120 bilhões para lidar com a alta dos preços.

Powell no Bitcoin.

No mês passado, Powell confirmou que não tem intenção de banir criptomoedas, incluindo Bitcoin. No entanto, ele compartilhava da crença do presidente da SEC, Gary Gensler, de que as stablecoins precisam de regulamentação.

No início deste ano, o presidente reconheceu o Bitcoin como um substituto potencial para o ouro, mas não o dólar americano. Ele a chama de “especulativa” e “moeda falida” devido à sua alegada incapacidade de servir como reserva de valor ou meio de troca.

Os bitcoiners discordam, no entanto. Na verdade, a senadora Cynthia Lummis sugeriu recentemente o uso de Bitcoin para “estabilizar” o dólar americano, de outra forma instável, que ela diz estar em uma “queda livre” sob a liderança de Powell. Enquanto isso, Anthony Pompliano – um Bitcoin Youtuber que cobre regularmente a inflação – disse a seus seguidores para “apertar o cinto” após a renomeação de Powell.

Fonte: CryptoPotato

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8