Jordan Belfort, “o Lobo de Wall Street” diz que o colapso foi premeditado
Para Jordan Belfort, Sam Bankman, é um louco e a FTX pode ter sido um esquema de bomba e despejo
O ex-corretor da Bolsa, comumente conhecido como o “Lobo de Wall Street”, Jordan Belfort, compartilhou sua opinião sobre o colapso da exchange de criptomoedas FTX e o papel desempenhado por seu fundador Sam Bankman-Fried.
De acordo com Belfort, após observar a conduta do ex-CEO da FTX, ele acredita que o colapso foi provavelmente premeditado, disse ele durante entrevista à Fox News em 17 de novembro.
Ao mesmo tempo, Belfort rotulou Bankman-Fried como um sociopata ao enfrentar acusações de apropriação indébita de fundos de clientes, enquanto alertava que o modelo de negócios da FTX poderia ter sido um esquema de bomba e despejo.
O cara é um sociopata. Quero dizer, ele é louco. Ele agora está basicamente dizendo que a coisa toda foi um sinal gigante de virtude, e tudo o que importa é se, no final, quem tiver mais dinheiro no final vence. Ele vai lançar o livro eventualmente, mas isso é muito mais profundo do que estamos vendo agora. Quero dizer, isso é algo premeditado, com certeza.
A casa de fraternidade da FTX
Curiosamente, Belfort denominou o modelo de negócios da FTX como uma ‘casa de fraternidade’ enquanto questionava por que os investidores da exchange não haviam visto nenhum sinal de alerta.
Além disso, Belfort sugeriu que todas as decisões do Bankman-Fried podem ser equiparadas à insanidade enquanto desafia os reguladores a se concentrarem nos clientes que perderam dinheiro no colapso da exchange.
Implicações no mercado geral
De fato, o colapso do FTX resultou em uma ampla correção do mercado, com a maioria dos ativos perdendo uma parcela significativa de seu valor. Notavelmente, o incidente ampliou o mercado de criptomoedas em baixa.
Nessa linha, Belfort já havia destacado várias dicas para sobreviver ao cripto inverno. Belfort recomendou ter um horizonte de três a quatro anos para ativos como Bitcoin (BTC), investir apenas em Bitcoin e Ethereum (ETH) e não entrar em pânico e vender.
Curiosamente, a desaceleração do mercado impactou os investidores em diferentes aspectos. Por exemplo, após o colapso da FTX, os proprietários do token nativo da exchange, FTT, emergiram como os mais estressados. Em outros lugares, os detentores de Dogecoin (DOGE) estão entre os investidores cripto menos estressados.
No momento da edição deste artigo, o Bitcoin está sendo negociado a US$ 16.712, tendo um ganho de 0,42% nas últimas 24 horas e uma perda de 0,51% se comparado com a semana anterior, conforme dados da CoinMarketCap
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future