Jornalista faz estranha comparação entre Bolsonaro e Bitcoin

Luiz Weber traça um paralelo entre o atual governo e Bitcoin

Em um artigo publicado no dia 12 de março, intitulado “As bitcoins de Bolsonaro”, o colunista da Folha de São Paulo, Luiz Weber, comparou o atual presidente com a criptomoeda dominante do mercado.

Durante o artigo, Weber fala sobre como Bolsonaro tem limitado seus discursos a uma pequena parcela de seus seguidores, seja em declarações públicas ou por meio do Twitter.

“Bolsonaro teve quase 58 milhões de votos, pessoas de carne e osso que enxergaram nele uma alternativa ao status quo anterior, mas ainda se comporta como líder de uma pequena companhia de quartel.”

De acordo com o autor da publicação, Bolsonaro investe todo o seu capital político em bitcoins, definidas pelo mesmo como “moedas que deixam muita gente com sensação de riqueza e poder, mas que ninguém aceita no comércio”.

Weber menciona ainda uma suposta irritação de Olavo de Carvalho, a bússola filosófica do atual governo, que fez um comentário no Twitter sobre o povo ir às ruas fazer valer seu voto antes que a elite o faça. De acordo com o colunista da Folha, Olavo teceu este comentário pelo fato do governo ter demitido seus seguidores no Ministério da Educação.

É ressaltada novamente pelo autor do artigo a suposta “inutilidade” do Bitcoin, quando ele afirma:

“Se continuar a falar apenas para seu público mais radical, os haters habituais, a poupança de popularidade do presidente será inútil como hoje são as bitcoins.”

Weber parece fazer a comparação sem entender exatamente o que é o Bitcoin ou o que são as criptomoedas, aproveitando seu espaço no veículo de notícias para efetuar uma crítica que deveria ser profunda e inteligente, mas que exala apenas o seu próprio descontentamento com o atual governo.

Webitcoin: Jornalista faz estranha comparação entre Bolsonaro e Bitcoin
Luiz Weber

Repercussão negativa

De acordo com uma publicação feita pelo Cointelegraph Brasil sobre este mesmo tema, a seção de comentários da Folha, bem como o Twitter, foram tomados por comentários negativos. Um dos usuários, Leonardo Neves, criticou a comparação do colunista.

“Parece que o autor tem pouca clareza do que é e pra que serve os Bitcoins. Vale uma pesquisa, campeão.”

Já outros usuários concordaram com a posição defendida por Weber, ao comparar a confiabilidade da criptomoeda dominante do mercado com o governo Jair Bolsonaro.