Joseph Lubin: Blockchain demorará um pouco mais para se desenvolver do que a Internet
Blockchain demandará mais tempo para florescer, por ser mais complicada
Blockchain provavelmente demorará um pouco mais para se desenvolver do que a internet, porque é “muito mais complicada”, disse o criador da ConsenSys, Joseph Lubin, a um veículo de notícias alemão.
Lubin, que também é co-criador do Ethereum, disse aos repórteres que a tecnologia blockchain está se desenvolvendo de forma semelhante à internet, citando seu crescimento exponencial com “centenas de projetos que já são práticos para humanos”.
Baseado no caso de uso da blockchain para criptomoedas descentralizadas, o empresário digital também sugeriu que a tecnologia de registros distribuídos (DLT) será capaz de permear a sociedade muito mais do que a internet, viabilizando uma internet descentralizada, ou Web 3. Lubin, contudo, previu que a adoção de blockchain em massa demorará mais do que a internet:
“Projetos blockchain permitirão que as pessoas construam mais coisas que serão úteis. É como a web foi desenvolvida. Provavelmente demorará um pouco mais, porque é muito mais complicado. Ademais, pelo fato de trabalharmos em tópicos como dinheiro digital, a blockchain permeará a sociedade mais do que a internet. Tudo será conectado em uma Web 3.”
Na entrevista, Lubin ressaltou o fato de que a ConsenSys – uma encubadora de startups focadas em Ethereum e empresa de desenvolvimento de infraestrutura – nasceu antes do lançamento do Ethereum, com o objetivo de construir ferramentas e infraestrutura para viabilizar um ecossistema descentralizado, no qual o Ethereum poderá funcionar.
Lubin também enfatizou que a empresa está interessada em levar o ecossistema adiante, em vez de controlá-lo.
“Nós [ConsenSys] fazemos muitas coisas, mas nós não estamos interessados em controlar o ecossistema. Nós estamos interessados em promove-lo.”
Falando sobre a questão da descentralização do ecossistema do Ethereum, Lubin respondeu:
“Você espera que ele esteja totalmente maduro três anos após o lançamento?”
Quando perguntado sobre como a dinâmica atual da internet será transformada em Web 3, Lubin descartou uma comparação entre a ConsenSys e gigantes da internet, como Facebook e Google, apontando para IBM e Microsoft, Accenture e Deloitte como possíveis forças centralizadoras do ramo blockchain.
Lubin também declarou que os principais modelos de negócio da internet atualmente são contraditórios à natureza da blockchain, que viabiliza uma identidade auto determinada e soberana.
No início do ano, Lubin previu que a comunidade global está se movendo em direção a um mundo baseado em governança descentralizada, apoiando a ideia de que o Bitcoin provavelmente permanecerá como o “ouro digital”, enquanto Ethereum servirá como combustível para ecossistemas descentralizados.
Fonte: The Cointelegraph