JR East permitirá o pagamento de passagens de trem no japão com criptomoedas
Empresa ferroviária japonesa inovando no pagamento pelo transporte
O canal de notícias japonês ANN News divulgou esta semana que a empresa East Japan Railway Company, popularmente conhecida por JR East, está considerando a abertura de pagamentos com criptomoedas na utilização de seus serviços até junho deste ano, afinal, o Japão é um grande consumidor deste mercado.
A JR East é a maior operadora de trens do Japão, administrando 6 das 10 maiores plataformas ferroviárias do país.
A especulação sobre a aceitação das criptomoedas para pagar pelas viagens também se estende para as lojas de conveniência presentes dentro das plataformas.
Grandes parcerias entre a JR East
Todo este projeto está sendo possível pela parceria estratégica entre a JR East e a IIJ, uma provedora de internet e serviços em nuvem. Neste projeto, a IIJ estaria associando o Suica Smartcard com a exchange japonesa DeCurret.
Os cartões Suica são altamente difundidos no Japão, tendo mais de 580 mil estabelecimentos que o aceitam como forma de pagamento.
No atual momento, a DeCurret trabalha com o Bitcoin, Bitcoin Cash, Litecoin e Ripple, já tendo pronto o projeto para dar suporte ao Ethereum, portanto o pagamento pelo Suica aceitará No mínimo uma destas criptomoedas, mesmo sendo esperado o aceite de todas elas.
A IIJ é apoiada pela JR East em vias de investimentos, assim como também mantém esta mesma relação com a BIC Câmeras e a Mizuho Financial Group.
Esta segunda empresa é extremamente adepta do blockchain, visto que ela possui sua própria blockchain e sua stablecoin atrelada em 1:1 no iene japonês, a MFG. Portanto, é bem provável que em algum momento também acontece a parceria entre a MFG e a JR East sob intermédio da IIJ.
Fonte: Cryptonews