KFC está trabalhando com empresa de bioimpressão 3D para produção de nuggets de frango

KFC trabalha com empresa russa de bioimpressão 3D para fazer nuggets de frango produzidos em laboratório.

KFC está tentando criar os primeiros nuggets de frango produzidos em laboratório do mundo, como parte de seu conceito de “restaurante do futuro”, anunciou a empresa. A cadeia de restaurantes de frangos trabalhará com a empresa russa 3D Bioprinting Solutions para desenvolver uma tecnologia de bioimpressão que “imprimirá” carne de frango, usando células de frango e material vegetal.

O KFC planeja fornecer à empresa de bioimpressão ingredientes como panquecas e especiarias “para obter o sabor KFC exclusivo” e procurará replicar o sabor e a textura do frango genuíno.

Vale ressaltar que o processo de bioimpressão que o KFC descreve usa material animal, portanto, qualquer nugget produzido não seria vegetariano. O KFC oferece uma opção vegetariana em alguns de seus restaurantes; no ano passado, tornou-se a primeira cadeia de fast-food dos EUA a testar o produto de frango à base de plantas da Beyond Meat.

Esses novos nuggets seriam mais amigáveis ao meio ambiente do que a carne de frango comum, diz o KFC, citando (mas não vinculando a) um estudo do American Environmental Science and Technology Journal que mostra os benefícios do cultivo de carne a partir de células, incluindo reduções nos gases de efeito estufa emissões e consumo de energia em comparação com os métodos agrícolas tradicionais.

“As tecnologias de bioimpressão 3D, amplamente reconhecidas na medicina, atualmente estão ganhando popularidade na produção de alimentos como carne”, disse Yusef Khesuani, co-fundador da 3D Bioprinting Solutions, em comunicado que anunciou a parceria com o KFC. “No futuro, o rápido desenvolvimento dessas tecnologias nos permitirá tornar os produtos à base de carne impressos em 3D mais acessíveis e esperamos que a tecnologia criada como resultado de nossa cooperação com o KFC ajude a acelerar o lançamento de produtos à base de células. no mercado.”

A bioimpressão 3D é um processo lento e trabalhoso. embora tenha havido alguns desenvolvimentos promissores em relação ao seu uso na medicina. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Berkeley, trabalhando em um processo de bioimpressão de órgãos humanos para transplante, observaram no ano passado que os materiais biológicos tendem a se deteriorar antes que o processo seja concluído. O método deles exigia o congelamento do material biológico enquanto ele estava sendo impresso. No entanto, os especialistas acreditam que ainda há um longo caminho a percorrer antes que a bioimpressão 3D seja capaz de criar órgãos funcionais para pacientes transplantados.

O KFC diz que seus nuggets estarão disponíveis para os testes finais em Moscou neste outono. O anúncio não detalhava como o processo que está testando na Rússia difere de outros esforços de impressão 3D, mas disse que “não existem outros métodos disponíveis no mercado que possam permitir a criação de produtos tão complexos a partir de células animais”. Nenhuma palavra sobre quando ou se os nuggets impressos poderiam estar disponíveis para os clientes KFC provarem.

Fonte: TheVerge

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.