KPMG: criptomoedas são grandes, mas precisam de investimento institucional
Uma das Big Four está otimista em relação às criptomoedas
Uma das empresas de auditoria pertencente ao grupo “Big Four”, KPMG, publicou um relatório otimista sobre criptomoedas. O relatório argumenta que investidores institucionais devem se juntar à indústria para que ela atinja seu potencial.
O relatório, chamado “Institucionalização dos Cripto Ativos”, foca no motivo e como investidores institucionais adentrarão a cripto esfera, juntamente com desafios enfrentados pelo processo e sob quais circunstâncias as criptos devem se tornar uma classe de ativo “plena”. Os autores do relatório argumentam:
“Cripto ativos têm potencial. Contudo, para que eles completem seu potencial, a institucionalização é necessária.”
O relatório completa:
“A institucionalização está na participação de bancos, corretoras, provedores de pagamento, fintechs e outras entidades do ecossistema de serviços financeiros globais. Nós acreditamos que este é um passo necessário para criar confiança e escalabilidade.”
A KPMG focou tradicionalmente na gestão de risco da tecnologia blockchain, adotando uma visão sensata em relação às criptomoedas em seu início, juntamente com outras grandes companhias de auditoria.
O tom da recente publicação representa um avanço, com a companhia notadamente evitando criticar as criptomoedas, diferente do Banco Central Europeu e do Banco de Compensações Internacionais.
Para a KPMG, criptomoedas são algo grande, onde é válido depositar a atenção.
“Criptomoedas continuam atraindo publicidade positiva e negativa, e o debate entre os apoiadores e figuras contrárias está longe do fim.”
O documento prossegue:
“Em 2018, nós estamos presenciando uma onda de novas faces no mercado, como plataformas de security tokens, stablecoins e até mesmo instituições de serviços financeiros estabelecidos, que estão lançando cripto produtos e serviços. Cripto ativos são impossíveis de ignorar.”
Várias outras fontes também seguiram suas previsões de que as criptomoedas ascenderão com a entrada de investidores institucionais. O início de tal ação está prevista para o início do mês que vem, com o lançamento da plataforma de troca da Intercontinental Exchange (ICE), Bakkt.
O relatório da KPMG coincidiu com um súbito declínio do valor de todas as grandes criptomoedas, em parte, como resultado da incerteza acerca do futuro do Bitcoin Cash, quarta maior criptomoeda em capitalização de mercado.
Fonte: The Cointelegraph