Kraken: “A regulamentação ajudará na adoção em massa das criptomoedas”

Em entrevista a equipe da Kraken falou sobre a regulamentação cripto, a tendência NFT e o futuro da plataforma.

Quando perguntado sobre o mercado baixista atual e sua correlação com o de 2017 a equipe disse:

É cada vez mais difícil prever os ciclos de mercado no universo cripto. Esta é uma indústria global com uma ampla gama de participantes que continua a crescer e se diversificar a cada ano que passa. NFT e DeFi, ambos valendo muitos bilhões de dólares por direito próprio, só se desenvolveram como subsetores distintos do mercado de 2020.

Podemos esperar que essa divergência acelere ainda mais à medida que as taxas de adoção continuam a aumentar e os detentores de tokens se tornam mais bem informados e entendem mais sobre os ativos que estão comprando. Para o investidor comum, isso pode significar que começamos a nos afastar dos ciclos binários de alta / baixa e em direção a uma dinâmica de mercado mais complexa, com certos subsetores da indústria crescendo em taxas diferentes.

Opinião da Kraken sobre NFTs:

Os NFTs são os meios pelos quais os criadores de conteúdo podem, na era da Internet, ser pagos de forma justa por seu trabalho. Até muito recentemente, era quase impossível para os criadores fazerem valer os direitos de seu trabalho online, já que ele pode ser copiado inúmeras vezes assim que é carregado.

Com os NFTs, os criadores de conteúdo podem divulgar livremente seu trabalho online e vender seu trabalho para sua comunidade diretamente, em vez de várias camadas de intermediários que incorrem em custos. Reduza um NFT aos seus fundamentos e o que você tem é um tipo de tecnologia de licenciamento que permite a um criador de conteúdo exercer seus direitos de propriedade online. Os NFTs fornecem aos artistas e músicos um fluxo de receita sustentável, ao mesmo tempo que permitem que qualquer pessoa com acesso à Internet visualize e aproveite seu trabalho em seu lazer. Na verdade, ter seu conteúdo amplamente divulgado na internet pode realmente melhorar o perfil de um artista, o que por sua vez pode levar a avaliações mais altas.

Como um personagem importante no cenário, Kraken já listou o token FLOW NFT que fornece suporte de piquetagem em cadeia para clientes em jurisdições selecionadas. Dando um passo para trás, podemos ver que o NFT Spring que vimos no início deste ano pode muito bem ser a primeira popularização da tokenização de ativos: a ideia de que qualquer ativo, tangível e intangível, pode ser representado na forma de um token cripto que pode ser facilmente negociado em um livro razão distribuído, da mesma forma que uma criptomoeda.

À medida que a tokenização de ativos decola para valer, outras classes de ativos, como os mercados imobiliário e de ações, também podem enfrentar uma interrupção considerável.

Novidades na Kraken

A Kraken se vê como um provedor completo para serviços relacionados à criptomoeda. Além da negociação de criptomoedas, a Kraken também fornece onramps fiat em sete moedas globais, acesso móvel para investidores profissionais e diários, bem como serviços seguros de staking on-chain, uma plataforma de leilão Parachain, bem como o primeiro banco de cripto do mundo, que em breve abrirá suas portas para clientes dos EUA.

A missão motriz da Kraken é fornecer aos nossos mais de 7 milhões de clientes em todo o mundo uma das ofertas mais abrangentes no universo cripto. Exploramos constantemente novas oportunidades para garantir que os clientes continuem a receber a melhor gama possível de serviços de criptomoedas.

A exchange acredita que a regulamentação ajudará na adoção em massa das criptomoedas

Depende de como definimos “adoção em massa”. Já existem cerca de 100 milhões em todo o mundo que compraram ou mantiveram algum tipo de ativo digital – incluindo um em cada dez americanos e cerca de 8% dos italianos – então já estamos em um estágio em que as criptomoedas atingiram um certo nível de aceitação geral. Na verdade, se fosse um país, a cripto comunidade global seria na verdade a décima terceira ou décima quarta nação mais populosa do mundo. Mas sim, a regulamentação certamente ajudará a facilitar ainda mais a adoção em massa, especialmente no nível institucional.

Nos últimos 12 meses, vimos um interesse e atividade institucional sem precedentes na classe de ativos digitais, tanto na Kraken quanto em toda o mercado de forma mais ampla. Embora os gestores de fundos não descontem automaticamente as criptomoedas da mesma forma que poderiam ter feito em 2017, ainda há alguma hesitação em pular para uma classe de ativos com pouca estrutura legislativa coesa ou orientação regulamentar. Isso está mudando e é promissor ver funcionários em todo o mundo lidarem seriamente com as definições legais para criptomoedas, bem como a melhor forma de regulá-la como uma classe de ativos.

Por exemplo, a proposta da Comissão Europeia, anunciada pela primeira vez em setembro passado, de criar um regime único de ativos digitais em toda a União Europeia poderia ser um passo significativo para reduzir o atrito regulatório entre os estados membros.

Uma maior certeza regulatória provavelmente levará a uma proliferação de produtos criptofinanceiros – como ETFs – que permitem aos investidores obter exposição ao mercado de ativos digitais por meio de um instrumento tradicional. Na verdade, muitos desses produtos já começaram a ser comercializados na Europa, Canadá e Brasil, e muitos mais provavelmente chegarão ao mercado quando houver maior clareza dos reguladores globais.

Fonte: Cryptonomist

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.