Laboratório testa protocolo Cross-Blockchain para transferir tokens ERC-20 para Bitcoin

A prova de conceito não foi concluída

O CoBlox, laboratório R&D da startup de criptomoedas TenX, recentemente realizou testes em seu protocolo de interoperabilidade cross-blockchain para transferir tokens ERC-20 para Bitcoin por meio do Lightning Network (LN).

De acordo com a mídia, o desafio era realizar a troca entre tokens ERC-20 (da plataforma Ethereum) e a menor unidade transacionável de Bitcoin (Satoshi),  utilizando o protocolo LN.

O LN apresenta uma solução de segunda camada para o problema de escalabilidade do Bitcoin, que utiliza HTLCs (Hashed Timelock Contracts) para abrir canais de pagamento entre usuários que mantém grande parte das transações off-chain, retornando ao blockchain apenas para que ocorra o registro dos resultados líquidos.

Potencialmente mais simples, a antiga versão Ethereum HTLC da CoBlox envolvia ativos nativos, visto que a companhia havia preparado uma abordagem para encontrar uma solução para o caso ERC-20, afirmando que os criadores optaram por “dividir a configuração HTLC em duas transações”: implantação de contrato e chamada de transferência ERC-20. Entretanto as duas etapas não puderam ser combinadas.

“A função de transferir ERC-20 utiliza o msg.sender como forma de autenticação. Entretanto, pedir transferência de uma implantação de contrato une o msg.sender ao endereço do contrato ainda não implantado que obviamente não possui tokens!”, dizia um post no blog do CoBlox.

De acordo com o blog, o LN também possui certas peculiaridades quando utilizado em trocas atômicas, visto que a solução depende dos usuários que criam e pagam faturas sem a necessidade de conhecer “HTLCs básicas”.

Entretanto, o blog pontua que “uma troca atômica sem sempre pode ser expressa por meio deste modelo de faturas e pagamentos”.

“No LND, é o que utilizamos para nossa prova de conceito, receber um pagamento exige uma fatura que requer conhecimento do segredo. Como resultado, só conseguimos fazer o ERC-20 para o Lightning e não o contrário.”

De acordo com o CoBlox, ainda estão sendo estudados modos de resolver o problema de direcionalidade limitada, portanto a prova de conceito (PoC) para tokens ERC-20 ainda não pôde ser concluída.

FONTE: COINTELEGRAPH

Foto de Beatriz Orlandeli
Foto de Beatriz Orlandeli O autor:

Simpatizante das criptomoedas, após cursar Arquitetura e Urbanismo, reavivou um antigo gosto pela escrita e atualmente trabalha como redatora do WeBitcoin.

biaorlandeli