Lançamento de contratos futuros gera expectativas para 2018

Contratos futuros lançados!

Com uma capitalização de mercado de $51,4 bilhões de dólares, a CME Group, segunda maior exchange do mundo atrás apenas da Cboe, lançou contratos futuros de bitcoin em sua plataforma na segunda feira (18).

A repórter de mercados da Bloomberg, Camila Russo, revelou que as negociações de futuros da CME registraram cerca de $35 milhões de dólares em sua estreia, negociando mais de 370 contratos.

Apesar de ser a maior exchange, a Cboe negociou cerca de 1.000 contratos na sexta-feira após seu lançamento de futuros na quinta-feira 14 de dezembro. Levando em conta o fato de que 1 contrato da CME é equivalente a 5 bitcoins e que 1 contrato da CBOE é equivalente a 1 bitcoin, então, a CME obteve em sua estréia 45 por cento a mais de negociações do que a Cboe.

Leia mais: Bitcoin se tornou a 15ª moeda líquida mais valiosa do mundo

Bilhões de dólares em dinheiro institucional serão investidos em Bitcoin

Até o momento, a Cboe e a CME estão processando diariamente cerca de $60 a $70 milhões de dólares em negociações de bitcoins. Em contraste com isso, o mercado global de bitcoins está processando mais de $13 bilhões de dólares por o dia. A Cboe e a CME representam apenas uma fração pequena em negociações e investimentos globais do bitcoin.

No entanto, o mercado de futuros do bitcoin é crucial para o crescimento a longo e meio prazo da moeda porque abre o mercado de bitcoins a um grupo de investidores que anteriormente não conseguiam entrar no mercado global de bitcoins. Investidores institucionais, negociadores de varejo, fundos de cobertura, e bancos de investimento podem agora investir no bitcoin devido aos contratos futuros.

“Cerca de 100 fundos de cobertura foram exclusivamente criados no ano passado para negociar a moeda digital. Um número ainda maior de investidores institucionais do mercado convencional estão começando a considerar a negociação de recursos digitais. De acordo com algumas estimativas, há atualmente $10 bilhões de dólares em dinheiro institucional esperando nos bastidores para investir na moeda digital,” disse Brian Armstrong, diretor executivo da Coinbase.

Mudanças para o próximo ano

Acima de tudo, vários estudos revelaram que o mercado bancário offshore global está avaliado em mais de $40 trilhões de dólares. A maioria dos titulares de bancos offshore confiam em fornecedores de serviços financeiros centralizados tais como o Goldman Sachs e a JPMorgan para processar negociações, transações, e armazenamento de riquezas.

Com a estreia de contratos futuros da CME, fontes do Goldman Sachs e da JPMorgan revelaram que ambos os bancos começarão a compensar contratos futuros no nome de seus clientes. Além dos $10 bilhões de dólares de empresas de investimento e de fundos de cobertura, nos próximos anos, uma quantidade significativamente maior de capital será realocada de contas bancárias offshore ao mercado de bitcoins.

Nasdaq planejando lançar contratos futuros em 2018

Após observar o sucesso e o desempenho a meio prazo da Cboe e da CME, a Nasdaq – segunda maior bolsa de valores do mundo atrás apenas da New York Stock Exchange (NYSE) – lançará contratos futuros de bitcoins no primeiro trimestre de 2018.

A NYSE também está otimista com os contratos futuros do bitcoin e anunciou sua intenção de lançar contratos futuros nos próximos meses.

Fonte: CCN.com

Foto de Andre Cardoso
Foto de Andre Cardoso O autor:

André , ariano, engenheiro, empreendedor, trader de criptos profissional, palestrante e professor. Adora números, gráficos e aprender coisas novas.

andre.cardoso.btc/