Legislação para stablecoins nos EUA pode passar a valer a partir de 2023

Legislação

Há um grupo de trabalho do presidente que é voltado para os Mercados Financeiros que querem implantar Legislação para as criptos com paridade a moeda fiat

De acordo com o funcionário, o Grupo de Trabalho do Presidente sobre Mercados Financeiros se reuniu em 30 de junho para discutir atividades dentro do espaço de stablecoin e legislação futura.

Notavelmente, a reunião contou com discussões de reguladores e outros participantes sobre a natureza das stablecoins, especialmente stablecoins algorítmicas, e como elas são oferecidas.

Um ponto focal de discussão foi como os esforços poderiam ser reunidos para que a legislação de stablecoins entrasse em vigor antes do final do ano. Espera-se que o pacote legislativo forneça uma definição legal de stablecoins e seu uso após a implementação.

O Comitê de Serviços Financeiros da Câmara apresentará essa legislação, conforme relatos de um funcionário.

Estrutura regulatória para stablecoins

As conversas sobre um pacote regulatório para stablecoins começaram em novembro de 2021, após um relatório do Grupo de Trabalho do Presidente sobre Mercados Financeiros.

No relatório dos funcionários do governo Biden, o grupo pediu ao Congresso que introduza supervisão regulatória e uma estrutura formal de mercado para proteger investidores, emissores e bolsas. Isso também incluiu legislação que restringe instituições que podem emitir stablecoins.

Gary Gensler, presidente de títulos e comissões dos EUA e membro do Grupo de Trabalho, acrescentou que as stablecoins devem estar sujeitas aos padrões AML/CFT. Ele afirmou que a legislação deve garantir que as stablecoins sejam colocadas sob estruturas regulatórias federais para conseguir isso.

Portanto, é provável que a legislação de stablecoin proposta contenha leis que busquem implementar essas demandas, especialmente à luz da recente desaceleração do mercado de criptomoedas.

O colapso do TerraUST trouxe mais atenção especificamente para as stablecoins e pressionou os reguladores a acelerar o ritmo na introdução de estruturas regulatórias. A stablecoin algorítmica, que caiu em maio, criou um efeito cascata que afetou instituições de criptomoedas como Celsius e Three Arrows Capital.

Da mesma forma, após o acidente, Do Kwon, CEO da Terraforms Labs, empresa por trás do TerraUST, tornou-se objeto de várias investigações e alegações. Essas alegações aumentaram ainda mais a demanda por medidas para garantir mais transparência e responsabilidade sobre a saúde das stablecoins.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_