Legislador russo apresenta proposta de legalização de criptomoedas para atrair investidores

O chefe do comitê de política econômica da câmara baixa russa apresentou uma proposta de legalização das criptomoedas com o objetivo de atrair investidores estrangeiros, incluindo os de países com sanções contra a Rússia.

Legislador apresenta proposta para legalizar as criptomoedas

De acordo com o “Tass”, um veículo de informações da Rússia, o presidente do comitê de política econômica da câmara baixa russa, Sergey Zhigarev, propôs a legalização das criptomoedas em uma recente audiência parlamentar da câmara baixa sobre o desenvolvimento da economia digital.

Zhigarev acredita que a legalização atrairá investimentos estrangeiros, até mesmo de países que possuem sanções contra a Rússia. Ele disse:

“A legalização das moedas digitais como uma forma de pagamento poderá atrair investimentos de países estrangeiros, incluindo os países ocidentais que possuem sanções contra a Rússia; assim, teremos um instrumento que nos ajudará a atrair o capital que atualmente precisamos.

Haverá uma transformação em todo o sistema de operações bancárias e financeiro,” disse Zhigarev a outros legisladores, acrescentando que intermediários “desaparecerão, e que precisamos estar prontos para isso.”

O deputado também ressaltou que, em breve, as grandes empresas com suas próprias criptomoedas poderiam entrar no mercado, e acrescentou que “testemunharemos o nascimento de um novo mercado, livre e aberto. É esperado que as empresas russas estejam envolvidas.”

Leia mais: Começou: Robinhood disponibiliza trocas de criptos em cinco estados nos Estados Unidos

Monopólio do governo desafiado

Zhigarev explicou que, pela primeira vez na história, o monopólio do governo sobre a produção de dinheiro está ameaçado. “Isso é um processo irreversível, difícil de controlar, e apenas as criptomoedas mantidas por algum ativo verdadeiro possuem futuro,” ele afirmou.

De acordo com o noticiário RNS, no começo do mês, a primeira vice-presidente do banco da Rússia, Olga Skorobogatova, chamou as criptomoedas de “um instrumento de investimento perigoso por causa de sua alta volatilidade”. Ela enfatizou que, do ponto de vista do estado, as criptomoedas são “extremamente perigosas,” dizendo:

“O banco central é contra a permissão de exchanges de criptomoedas no território russo e discutirá essa questão com o ministério das finanças.

Atualmente, o banco da Rússia está trabalhando com o ministério das finanças e a câmara baixa para definir um quadro legal para as criptomoedas. Além disso, o Ministério das finanças já apresentou um projeto de lei para a regulamentação das criptomoedas.

Zhigarev também ressaltou que outro desafio para a legalização de criptomoedas como o bitcoin é “a falta de infraestrutura para a conversão de criptomoedas em moedas convencionais (rublos, dólares, euros, e etc.) e vice e versa,” disse o noticiário Tass. Como um exemplo disso, Zhigarev ressaltou que há significativamente mais caixas eletrônicos de bitcoin (BTMs) nos Estados Unidos do que na Rússia. O site de controle de BTMs, Coinatmradar, atualmente mostra 38 BTMs na Rússia em comparação com 1.525 BTMs nos Estados Unidos.

Você acha que a Rússia legalizará as criptomoedas? Diga nos comentários abaixo!

Fonte: Bitcoin.com

Foto de Andre Cardoso
Foto de Andre Cardoso O autor:

André , ariano, engenheiro, empreendedor, trader de criptos profissional, palestrante e professor. Adora números, gráficos e aprender coisas novas.

andre.cardoso.btc/