Legisladores americanos buscam esclarecimentos sobre a moeda digital do dólar

Membros do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos EUA escreveram uma carta em 30 de setembro para o Federal Reserve, órgão equivalente ao Banco Central do Brasil, com considerações sobre a possibilidade de lançamento de uma moeda digital em dólar.

Não é de hoje que sabemos que os EUA adotam uma postura antagônica em relação ao crescimento das criptomoedas ou qualquer outra moeda que desafie a supremacia do dólar. Porém, com um número crescente de países considerando o lançamento de suas próprias moedas digitais, os legisladores dos EUA acreditam que a primazia do dólar está em risco.

De acordo com a carta dirigida ao presidente do Federal Reserve Board, Jerome Powell, representantes French Hill e Bill Foster expressam preocupações com relação à natureza mutável do dinheiro. Na carta, eles informaram ao Federal Reserve que é necessário considerar o desenvolvimento de uma moeda digital em dólar que tenha uma estrutura monetária e financeira flexível e robusta.

Enquanto o mundo aguarda com expectativa o lançamento da moeda digital Chinesa ainda este ano e de países como Suécia e Uruguai que já anunciaram planos para lançar suas próprias criptomoedas, outros países também já demonstraram interesse no assunto. De acordo com um estudo realizado pelo Bank for International Settlements, mais de 40 países estão avaliando os benefícios e implicações das moedas digitais lançadas por governos, afirma a carta.

Em busca de respostas mais claras, legisladores americanos apresentaram um conjunto de perguntas buscando um ponto de vista do governo sobre a tal moeda digital, solicitando que sejam avaliados benefícios e riscos de maneira positiva.

Enquanto isso, na semana passada, o ex-funcionário do Federal Reserve Simon Potter sugeriu que o domínio do dólar é vital para a estabilidade econômica de muitos países. Ele alertou aos bancos centrais a prestarem atenção em empresas privadas que colaboram para formar moedas virtuais e sugeriu que caso elas planejem se unir para derrubar o dólar americano como moeda de reserva global, isto pode ser considerado um motivo de grande preocupação.

Fonte: cryptopolitan.com

Foto de William Vianna
Foto de William Vianna O autor:

Engenheiro de Telecomunicações e Data Scientist, atua como Management Consultant na Austrália, onde reside e respira ares de novas tecnologias.